PROGRAMAS DE EXERCÍCIO FÍSICO PARA PESSOAS COM DPOC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Paula Cecília Lottermann Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Clovis Arlindo de Sousa Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Carla Maria de Liz Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v21i1.2017.5340

Resumo

Este estudo tem por objetivo verificar os efeitos de diferentes programas de exercício físico sobre a saúde física, mental e qualidade de vida de indivíduos com DPOC por meio de uma revisão sistemática da literatura. As bases de dados utilizadas para a seleção dos artigos foram Scielo, Medline e Lilacs, e os termos utilizados para busca foram: exercício físico (physical exercise) e DPOC (COPD). Dois examinadores analisaram a qualidade e evidência dos artigos por meio da escala PEDro. Após triagem inicial, sessenta e dois artigos foram selecionados, sendo que destes, treze preencheram os critérios de inclusão no estudo. Os efeitos benéficos de diferentes programas de exercícios físicos sobre a saúde de pessoas com DPOC foram verificados no presente estudo. Estes incluem a redução dos sintomas e do risco de mortalidade, melhora na qualidade de vida relacionada à saúde e na saúde mental e aumento da capacidade funcional e da força muscular. Ressalta-se a importância de associar ao tratamento convencional do DPOC, um programa regular de exercício físico que desenvolva os componentes da aptidão física relacionada à saúde, tais como: capacidade aeróbia, força e resistência muscular, flexibilidade e composição corporal.

Biografia do Autor

Paula Cecília Lottermann, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduanda do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde (GIPS). Departamento de Educação Física e Desportos.

Clovis Arlindo de Sousa, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Profissional de Educação Física. Professor Doutor da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde (GIPS) do CNPq. Departamento de Educação Física e Desportos da FURB. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Coletiva da FURB.

Carla Maria de Liz, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Profissional de Educação Física. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Centro de Ciências da Saúde e do esporte (CEFID).

Downloads

Publicado

31-03-2017

Como Citar

Lottermann, P. C., Sousa, C. A. de, & Liz, C. M. de. (2017). PROGRAMAS DE EXERCÍCIO FÍSICO PARA PESSOAS COM DPOC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 21(1). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v21i1.2017.5340

Edição

Seção

Artigo de Revisão