EDUCAÇÃO MÉDICA E INTERDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CIDADÃOS IDOSOS.

Autores

  • Marcelo de Maio Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF
  • Lucas da Silva Ramos Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i3.2016.5342

Resumo

Este estudo se trata de um relato de experiências relativas às atividades e procedimentos metodológicos desenvolvidos por dez alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf junto ao programa interdisciplinar de extensão Vida Ativa. Este programa é oferecido a 150 cidadãos idosos (60-86 anos), residentes nas cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. A participação dos acadêmicos também integrou ações da Universidade Aberta à Terceira Idade/UNATI/Univasf. Como resultado se obteve o desenvolvimento de palestras educativas na área da saúde, a criação do serviço de acolhimento, ficha de cadastro dos novos alunos, acompanhamento da pressão arterial e participação em três grupos de estudo. Assim sendo, conclui-se que a participação dos alunos de Medicina em atividades extensionistas, durante a formação acadêmica, permitiu-lhes o desenvolvimento de capacidades técnicas e humanas essências ao exercício da profissão futura, contribuindo, também à materialização do “eu-médico”.

Biografia do Autor

Marcelo de Maio Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Expecialização em Treinamento Físico e Desportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (1996) e doutorado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2007). Marcelo se especializou em Dança/Teatro e Esporte e Gestão Ambiental pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha. Foi professor das disciplinas de Dança e Ginástica na mesma universidade (2006-2010). Entre os anos de 1989-2010 atuou como professor de dança no Cologne Dance Center Koln/Alemanha e Tanz-Haus NRW Duesseldorf/Alemanha, ministrando também diversos workshops e coreografando espetáculos de dança em diferentes países europeus. Atualmente é professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Colegiado de Educação Física. Coordena o projeto de Extensão: Pilates e o Idoso- Contribuições para o Equilíbrio Corporal e Programa Vida Ativa: Saúde e Qualidade de Vida do Idoso nas cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA (MEC-PROEXT/2015-2016) . Professor convidado do Mestrado em em Dança (V.I.E.W.) da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha

Lucas da Silva Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF

Discente do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. Voluntário do Program de Iniciação Científica-PIVIC/Uvivasf 2015-2016.

Downloads

Publicado

30-03-2016

Como Citar

NASCIMENTO, Marcelo de Maio; RAMOS, Lucas da Silva. EDUCAÇÃO MÉDICA E INTERDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CIDADÃOS IDOSOS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 20, n. 3, 2016. DOI: 10.25110/arqsaude.v20i3.2016.5342. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5342. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência