PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE O QUE É SER ENFERMEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i2.2019.6136

Resumo

Trata-se de uma pesquisa integrada/guarda-chuva, de abordagem qualitativa, do tipo descritivo, exploratório e transversal, tendo como objetivo identificar a percepção dos acadêmicos do 5º ano de enfermagem sobre o que é “ser enfermeiro”. A amostra foi constituída por 22 acadêmicos da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, de Itajubá-MG. Os dados foram coletados por meio de um questionário de caracterização pessoal dos participantes e de um roteiro semiestruturado de grupo focal. Para a análise dos dados foi utilizado o Método de Análise de Conteúdo de Bardin. Quanto à caracterização pessoal dos informantes, observou-se que a média de idade foi de 23,63 anos (com desvio padrão de ± 2,02); prevalecendo o sexo feminino com 95,45%; a religião católica com 72,73%; a escola pública onde fez o ensino fundamental com 90,91% e o ensino médio com 81,82%; não fez curso especial para o vestibular com 54,55%; Caro Objetivo como curso especial para fazer o vestibular feito pelos que responderam sim com 40%; “para ajudar o próximo” como justificativa pela escolha do curso com 36,36%. Dentre as dez categorias referentes à percepção do acadêmico de enfermagem sobre o que é ser enfermeiro têm-se: “ter amor ao próximo, gratidão, paciência, empatia, saber ouvir, relacionar, fazer um trabalho feliz, humanizar”; “ter muita atenção, responsabilidade, dedicação, habilidades, conhecimento, raciocínio clínico, competência” e “prestar assistência e cuidado integral, dando dignidade, autonomia, sentido à vida aos pacientes”. Espera-se que os dados ora elucidados possam contribuir para reflexões sobre o verdadeiro significado da profissão de enfermagem junto à comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

Bruna Larissa Guedes da Silva, Escola de Enfermagem Wenceslau Braz

Discente do 7º período do Curso de Enfermagem. Escola de Enfermagem Wenceslau Braz. Itajubá, Minas Gerais.

Downloads

Publicado

16-05-2019

Como Citar

GUEDES DA SILVA, Bruna Larissa; ALVES, Emiliane da Silva; FORTES, Aldaíza Ferreira Antunes. PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE O QUE É SER ENFERMEIRO. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, 2019. DOI: 10.25110/arqsaude.v23i2.2019.6136. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/6136. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original