Proposta de ensino de polybat para pessoas com paralisia cerebral

Autores

  • Aline Miranda Strapasson
  • Edison Duarte

Resumo

A atividade física é utilizada há anos como prevenção e tratamento de doenças. Também pode ter como objetivo
a recreação, a educação, o esporte e até mesmo a reabilitação. A Educação Física (EF) Adaptada visa desenvolver atividades,
preocupando-se com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com defi ciência, proporcionando-lhes a busca da autonomia
enquanto seres humanos dentro das possibilidades de cada um. Este trabalho, resultado de uma pesquisa de campo do tipo
estudo de caso, com abordagem qualitativa, teve como objetivo principal desenvolver uma proposta de ensino de polybat
para oferecer aos professores de EF e pessoas interessadas, uma atividade recreativa/esportiva inclusiva para alunos com
Paralisia Cerebral (PC) e ou defi ciência física, freqüentadores de escolas especiais ou regulares. Desenvolvemos nosso estudo
na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas - PR, durante o ano de 2004, contando com seis alunos
participantes, com idades entre oito e vinte anos. Realizamos 32 aulas ministradas semanalmente com 1 hora e 25 minutos
de duração cada. A proposta desenvolvida encontra-se descrita passo a passo no decorrer do texto. As atividades estavam
de acordo com as habilidades motoras dos alunos e os resultados obtidos através da observação sistemática e registrados
no diário de campo foram: melhora do controle postural e do alcance; melhora do controle da raquete e da raquete sobre a
bolinha, conseqüentemente dos fundamentos do jogo e dos ralis; melhora da força e precisão dos golpes; compreensão das
regras; melhora da concentração, auto-motivação e aceitação da derrota (quando ocorre).

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Publicado

22-04-2008

Como Citar

STRAPASSON, Aline Miranda; DUARTE, Edison. Proposta de ensino de polybat para pessoas com paralisia cerebral. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 10, n. 3, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/621. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato de Caso