CONSTRUÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA PREVENÇÃO DAS INTOXICAÇÕES INFANTIS

Autores

  • Camila Cristiane Formaggi Sales Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0002-6645-1299
  • William Campo Meschial Universidade Estadual de Maringá
  • Magda Lúcia Félix de Oliveira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v22i1.2018.6221

Resumo

O objetivo do presente texto é apresentar a construção de oficinas pedagógicas para prevenção de intoxicações infantis no ambiente educacional formal. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência sobre a construção de uma cartilha educativa para oficinas pedagógicas de prevenção de intoxicações infantis, com foco em metodologias participativas de ensino-aprendizagem. Foram elaboradas, pela equipe de um centro de informação e assistência toxicológica do Paraná, cinco Oficinas de Prevenção de Intoxicações, como estratégia educativa para abordar grupos de adolescentes do Ensino Médio. Os temas para composição das oficinas são Acidentes e intoxicações com contextualização do problema; Prevenção de queimaduras com enfoque em queimaduras químicas; Prevenção de intoxicações infantis por medicamentos; Prevenção de intoxicações infantis por plantas; e Prevenção de intoxicações infantis por saneantes. Com o desenvolvimento destas oficinas pautadas em metodologias participativas, espera-se criar um ambiente que proporcione maior interação entre o educador e educando por meio do diálogo e da autonomia dos adolescentes, visando principalmente à prevenção das intoxicações. 

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Publicado

28-03-2018

Como Citar

Sales, C. C. F., Meschial, W. C., & de Oliveira, M. L. F. (2018). CONSTRUÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA PREVENÇÃO DAS INTOXICAÇÕES INFANTIS. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 22(1). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v22i1.2018.6221

Edição

Seção

Artigo Original