PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA COMPARATIVA EM CRIANÇAS PRATICANTES DE ATIVIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS

Autores

  • Felipe Queiroz do Vale
  • Daniel Vicentini de Oliveira
  • José Roberto Andrade do Nascimento Júnior
  • Lenamar Fiorese Vieira
  • Carla Thamires Laranjeira Granja Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Vanildo Rodrigues Pereira

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v22i3.2018.6350

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar a percepção de competência em crianças praticantes de atividades esportivas coletivas. Participaram da pesquisa 76 crianças com idade entre 10 e 12 anos, de ambos os sexos, praticantes de esportes (Handebol, Basquetebol, Voleibol e Futsal). Como instrumento foi utilizado a Escala de Percepção de Competência de Harter. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial, sendo significância adotada de p < 0,05. Os resultados evidenciaram diferença significativa na competência física (p=0,04), indicando que os meninos apresentaram maior percepção nesta competência em comparação às meninas. Concluiu-se que, na faixa etária de 10 a 12 anos, os meninos conferem maior importância à aparência física do que as meninas.

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Publicado

14-09-2018

Como Citar

QUEIROZ DO VALE, Felipe; VICENTINI DE OLIVEIRA, Daniel; ANDRADE DO NASCIMENTO JÚNIOR, José Roberto; FIORESE VIEIRA, Lenamar; LARANJEIRA GRANJA, Carla Thamires; RODRIGUES PEREIRA, Vanildo. PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA COMPARATIVA EM CRIANÇAS PRATICANTES DE ATIVIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 3, 2018. DOI: 10.25110/arqsaude.v22i3.2018.6350. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/6350. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original