QUEDAS EM IDOSOS: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Autores

  • Marilene Rodrigues Portella Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela UFSC, Docente do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Envelhecimento Humano – PPGEH da Universidade de Passo Fundo – UPF. Passo Fundo-RS, Brasil.
  • Alisson Padilha de Lima Profissional de Educação Física, Mestre em Envelhecimento Humano pelo PPGEH/UPF, Docente da Faculdade de Educação Física da Associação Educacional Luterana BOM JESUS/IELUSC, Joinville-SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v22i2.2018.6366

Resumo

Este estudo teve por objetivo apresentar as reflexões acerca das políticas públicas relacionada às quedas para que a população idosa possa obter um envelhecimento saudável. Optou-se pelo método de revisão narrativa por entender que são publicações amplas, apropriadas para descrever e discutir o desenvolvimento ou o “estado da arte” de um determinado assunto, sob o ponto de vista teórico ou contextual, não informando as fontes utilizadas, a metodologia para busca de referências, nem os critérios utilizados na avaliação e seleção de trabalhos. Para compor a revisão delimitaram-se os seguintes tópicos: Envelhecimento como fenômeno demográfico; Envelhecimento e os eventos de quedas; Inaugurar um novo tempo de ação e de parcerias, em cooperação entre todos, pois se os problemas são multifacetados, como os eventos de quedas, as soluções também o são. A consolidação de parcerias efetivas com as famílias, a sociedade, os setores governamentais e/ou não governamentais, poderá fortalecer políticas públicas para o envelhecimento saudável. Tal proposição exigirá mudanças essenciais, não apenas no que fazemos, mas em como pensamos e conduzimos o envelhecimento em si, seja na dimensão pessoal e ou coletiva.

Biografia do Autor

Marilene Rodrigues Portella, Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela UFSC, Docente do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Envelhecimento Humano – PPGEH da Universidade de Passo Fundo – UPF. Passo Fundo-RS, Brasil.

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela UFSC, Docente do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Envelhecimento Humano – PPGEH da Universidade de Passo Fundo – UPF. Passo Fundo-RS, Brasil. 

Alisson Padilha de Lima, Profissional de Educação Física, Mestre em Envelhecimento Humano pelo PPGEH/UPF, Docente da Faculdade de Educação Física da Associação Educacional Luterana BOM JESUS/IELUSC, Joinville-SC, Brasil.

Profissional de Educação Física, Mestre em Envelhecimento Humano pelo PPGEH/UPF, Docente da Faculdade de Educação Física da Associação Educacional Luterana BOM JESUS/IELUSC, Joinville-SC, Brasil.

Downloads

Publicado

02-04-2018

Como Citar

Portella, M. R., & Lima, A. P. de. (2018). QUEDAS EM IDOSOS: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 22(2). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v22i2.2018.6366

Edição

Seção

Artigo de Revisão