RELAÇÃO ENTRE ESTILO DE VIDA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ADOLESCENTES

Autores

  • Ranielle Francisco da Silva Instituto Superior e Centro Educacional Luterano BOM JESUS/IELUSC, Faculdade de Educação Física.
  • Alisson Padilha de Lima Docente da Faculdade de Educação Física do BOM JESUS/IELUSC.
  • Andréia Fernanda Molleta Docente da Faculdade de Educação Física do BOM JESUS/IELUSC
  • Patricia Luciene de Carvalho Docente da Faculdade de Educação Física do BOM JESUS/IELUSC

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i1.2020.6690

Resumo

Esse estudo teve como objetivo avaliar a relação entre o estilo de vida e o índice de massa corporal dos adolescentes. Consiste numa pesquisa quantitativa, descritiva de correlação, realizado com 160 adolescentes, com idade de 14 a 17 anos de uma escola pública da rede estadual de ensino, situada no município de Araquari, no estado de Santa Catarina. Para avaliar o estilo de vida foi utilizado o Perfil do estilo de vida (PEV), e para o índice de massa corporal foi realizado a avaliação antropométrica da estatura e da massa corporal, e posteriormente realizado a divisão da massa corporal pela estatura ao quadrado. Para verificar a relação entre o estilo de vida e o índice de massa corporal aplicou-se a regressão linear simples, assim obteve a correlação de Pearson, o coeficiente de determinação simples e ajustado, e o erro padrão da estimativa. O intervalo de confiança foi de 95,00% e o nível de significância de p?0.050. A amostra apresentou como características: idade média de 14.32±0.58 anos, estatura de 1.64±0.07 metros, massa corporal de 57.13±12.10 quilogramas e índice de massa corporal 21.17±3.91. Apresentou correlação apenas as variáveis: prática de atividade física (r: 0.642; p<0.001) e comportamento preventivo (r:0.676; p<0.001). Pode-se afirmar neste estudo que o estilo de vida está relacionado positivamente com o IMC dos adolescentes através de dois componentes que são: a prática de atividade física e o comportamento preventivo.

Biografia do Autor

Ranielle Francisco da Silva, Instituto Superior e Centro Educacional Luterano BOM JESUS/IELUSC, Faculdade de Educação Física.

Profissional de Educação Física, Professor da Rede Municipal de Educação de Araquari/SC.

Alisson Padilha de Lima, Docente da Faculdade de Educação Física do BOM JESUS/IELUSC.

Profissional de Educação Física, Mestre em Envelhecimento Humano, Docente da Faculdade de Educação Física do BOM JESUS/IELUSC.

Andréia Fernanda Molleta, Docente da Faculdade de Educação Física do BOM JESUS/IELUSC

Profissional de Educação Física, Mestre em Educação Física, Docente da Faculdade de Educação Física do BOM JESUS/IELUSC

Patricia Luciene de Carvalho, Docente da Faculdade de Educação Física do BOM JESUS/IELUSC

Profissional de Educação Física, Mestre em Saúde e Meio Ambiente, Docente da Faculdade de Educação Física do BOM JESUS/IELUSC

Downloads

Publicado

05-05-2020

Como Citar

Silva, R. F. da, Lima, A. P. de, Molleta, A. F., & Carvalho, P. L. de. (2020). RELAÇÃO ENTRE ESTILO DE VIDA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ADOLESCENTES. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 24(1). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i1.2020.6690

Edição

Seção

Artigo Original