MECANISMOS EFETORES DA RESPOSTA IMUNE NA INFECÇÃO POR Bordetella pertussis

Autores

  • Thiago Moraes Silva de Araújo Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, CEP: 57072-900, Maceió-AL, Brasil.
  • Thayse Moraes Silva de Araújo Centro Universitário Tiradentes – UNIT, Programa de Pós-graduação em Urgência e Emergência, Av. Comendador Gustavo Paiva, 5017, Cruz das Almas, CEP: 57038-000, Maceió-AL, Brasil.
  • Kledson Lopes Barbosa Universidade Federal de Alagoas - UFAL Av. Lourival Melo Mota, s/n Tabuleiro do Martins CEP:57072-900 Maceió - AL

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i2.2019.6558

Resumo

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, transmissível, com predileção pelo trato respiratório, caracterizada por paroxismos de tosse seca e considerada uma importante causa de morbidade e mortalidade infantil. A resposta imunológica humoral e celular do hospedeiro promove a delimitação da infecção, pois, essas respostas se caracterizam importantes linhas de defesa, durante a colonização e infecção da bactéria. Desta forma, esta pesquisa procurou, através de uma revisão bibliográfica, descrever acerca dos mecanismos mais eficazes de resposta imune contra a B. pertussis e abordar os mecanismos de evasão efetivados pelo patógeno. A imunidade protetora gerada por vacinas de células inteiras parece ser mediada em grande parte por células Th1, enquanto menos eficaz, do que as vacinas acelulares que induzem a produção de Th2 e Th17. É necessário que a vacina acelular seja atualizada com o intuito de incluir componentes antigênicos adjuvantes, bem como incluí-la no esquema vacinal de adolescentes e adultos, na tentativa de evitar a propagação da doença após o declínio da imunidade desses indivíduos.

Biografia do Autor

Thiago Moraes Silva de Araújo, Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, CEP: 57072-900, Maceió-AL, Brasil.

Mestrando em Ensino de Ciências

Thayse Moraes Silva de Araújo, Centro Universitário Tiradentes – UNIT, Programa de Pós-graduação em Urgência e Emergência, Av. Comendador Gustavo Paiva, 5017, Cruz das Almas, CEP: 57038-000, Maceió-AL, Brasil.

Pos-graduando em Urgência e Emergência

Kledson Lopes Barbosa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL Av. Lourival Melo Mota, s/n Tabuleiro do Martins CEP:57072-900 Maceió - AL

Departamento de Química e Biotecnologia

Downloads

Publicado

16-05-2019

Como Citar

Araújo, T. M. S. de, Araújo, T. M. S. de, & Barbosa, K. L. (2019). MECANISMOS EFETORES DA RESPOSTA IMUNE NA INFECÇÃO POR Bordetella pertussis. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 23(2). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i2.2019.6558

Edição

Seção

Artigo de Revisão