ASSOCIAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA, QUALIDADE DO SONO E DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i2.2020.7331Resumo
Objetivo? Associar a qualidade de vida, qualidade do sono com o desenvolvimento motor de crianças. Métodos? Estudo correlacional realizado com 70 participantes (35 meninos e 35 meninas) com idade de 9 a 12 anos. Para analisar a qualidade de vida foi aplicado o WHOQOL-bref. A qualidade de sono foi analisada pelo Pittsburgh Sleep Quality Index. Para análise do desenvolvimento motor foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor. A análise estatística foi composta por média e desvio padrão e frequência percentílica. Para comparação das variáveis paramétricas foi utilizado o teste t de Student. A correlação de Pearson foi empregada para associar as variáveis e foi estipulado um nível de confiança de p<0,05. Resultados? As meninas apresentaram valores significativos em relação aos meninos nas variáveis de índice de massa corporal, relações sociais, motricidade global, organização espacial, idade motora geral e quociente motor geral. Nas demais variáveis não foram observados valores significativos. Foi encontrada associação fraca entre qualidade de vida e a qualidade de sono, qualidade vida e a idade cronológica e a idade cronológica com a idade motora geral. Entretanto, entre a idade motora geral e o quociente motor geral foi observada associação forte. Conclusão? Foi possível observar que a qualidade de vida apresenta influência positiva na idade cronológica. Porém, nas variáveis de idade motora geral e o quociente motor geral demonstrou não inferir, o mesmo aconteceu na associação entre a qualidade de sono e as demais variáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.