COM AS MÃOS NA TERRA: ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO EM NUTRIÇÃO AGROECOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i1.2022.7987Resumo
Este estudo trata-se de um relato de experiência, que objetiva mostrar uma intervenção para a melhoria do acesso a alimentos saudáveis de famílias, em um Bairro da periferia urbana do Município de Sobral-Ceará através de hortas comunitárias, orgânicas e sustentáveis como estratégia de promover Educação Alimentar e Nutricional. A intervenção incluiu 15 pessoas de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Foram realizados quatro encontros educativos sobre alimentação saudável com enfoque na inclusão de frutas, legumes e verduras. Além, do manejo de hortas para o cultivo do próprio alimento. O momento foi oportuno para os participantes aprenderam a preparar a terra, a semear, plantar, regar, colher, e receber informações nutricionais. Diante do que foi vivenciado, a pesquisa promoveu reflexão crítica sobre a segurança alimentar e nutricional e ressaltou a importância de se cultivar o próprio alimento para torna-lo acessível.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.