GAMEPAD: UTILIZANDO EXERGAMES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • César Augusto Otero Vaghetti Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Deborah Kazimoto Alves Universidade Federal de Pelotas (UFPel) http://orcid.org/0000-0002-4947-6179
  • Bianca Pagel Ramson Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Lucas Fonseca Bandeira Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Adilson Rocha Ferreira Universidade Federal de Alagoas (UFAL). http://orcid.org/0000-0001-5858-5935

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i1.2022.8111

Resumo

O objetivo desse artigo é relatar os resultados de um programa de exercícios para indivíduos adultos com deficiências cognitivas e transtornos, utilizando diferentes exergames como ferramentas pedagógicas. A intervenção foi realizada com a participação de 26 indivíduos adultos com deficiências cognitivas e transtornos com idades entre 25 e 59 anos. A pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho exploratória, em que foram utilizados a entrevista semiestruturada e o diário de campo como instrumentos de pesquisa. Para interação com os exergames, foram utilizados os consoles Xbox 360 com Kinect, Xbox One com Kinect e Nintendo Wii U. As intervenções foram realizadas no Exergame Lab Brazil, na Escola Superior de Educação Física da UFPel, por um período de duas horas, uma vez por semana, totalizando 25 encontros. A utilização de Exergames tem grande potencial, tanto nos aspectos relacionados à viabilidade, por ser uma tecnologia de baixo custo e de fácil implementação, quanto nos resultados esperados. O Just Dance e o Kinect Sports foram os games que mais contribuíram nesta pesquisa. Os participantes da pesquisa ganharam independência e socialização, bem como melhoraram as habilidades especificas em cada game. Além disso, a possibilidade de utilização dos Exergames em casa também poderá auxiliar pais e responsáveis a melhorar aspectos da vida diária de adultos com deficiências cognitivas e transtornos.

Biografia do Autor

César Augusto Otero Vaghetti, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Possui graduação em Educação Física, Licenciatura Plena (1999) e Mestrado em Ciências do Movimento Humano (2003), sub-área Biomecânica, ambos pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Centro de Ciências da Saúde e do Esportos - CEFID (1999) e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2013) / Centro de Ciências da Computação - C3. Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL / Escola Superior de Educação Fïsica - ESEF, ministrando disciplinas relacionadas à Esportes de Aventura, Esportes Radicais, Excursionismo, Educação Física e Meio Ambiente e Natação. Atua na área de Educação Física, com ênfase em Cinesiologia, Biomecânica, Natação, Esportes Radicais e Capacidades Físicas e tem experiência com Treinamento Desportivo em Natação e Surfe. Pesquisa assuntos relacionados à Videogames, Games, Active Videogames e Exergames na educação e tecnologias relacionadas à Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) para o movimento humano como as Exertion Interfaces e Esportes Digitais e Exergames como Tecnologias Assistivas para o esporte e lazer. Atualmente é coordenador do Exergames Lab Brazil - Laboratório de Exergames da ESEF / UFPel.

Deborah Kazimoto Alves, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Atualmente, estuda Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista FNDE do Programa de Educação Tutorial (PET) ESEF/ UFPel, como também é membro do Laboratório de Comportamento Motor (LACOM). Trabalhou como bolsista no laboratório de Exergames (ESEF/UFPEL), em 2018, no projetos de extensão Exergames na Educação Física: ferramenta de ensino e promoção de saúde, na qual hoje é voluntária assim como no projeto de extensão GAMEPAD: exergames para inclusão e motivação no esporte e lazer de pessoas com deficiência. Possui formação técnica no curso Técnico em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Pelotas (2015).

Bianca Pagel Ramson, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Formada no Curso Normal- Magistério em 2014. Licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física através da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2018 Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Física - UFPel, com pesquisas na linha de Formação Profissional e Prática Pedagógica em esportes e educação inclusiva (2018- 2020); Membro Integrante do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada (NEAFA). Professora nos projetos de extensão DOWN DANÇA; PROJETO CARINHO: ESPORTES ADAPTADOS; Membro Integrando do Exergames Lab Brazil Professora no projeto GAMEPAD (Games para Pessoas com Deficiência);

Lucas Fonseca Bandeira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Tem experiência na área de Ciências da Computação e Educação Física, com ênfase atual em Aprendizagem Motora.

Adilson Rocha Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2016). Graduado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Atualmente é professor de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas - SEDUC/AL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, jogos, jogos digitais, exergames, saúde mental e inclusão. Estuda a implementação das Tecnologias Digitais nas interfaces da Educação e da Saúde, com ênfase nos temas: jogos digitais, exergames, educação, saúde e saúde mental. Integrante do Grupo de Pesquisas Saúde Mental, Ética e Educação (UFAL). 

Downloads

Publicado

28-03-2022

Como Citar

Vaghetti, C. A. O., Alves, D. K., Ramson, B. P., Bandeira, L. F., & Ferreira, A. R. (2022). GAMEPAD: UTILIZANDO EXERGAMES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 26(1). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i1.2022.8111

Edição

Seção

Artigo Original