PERFIL DE MEDICAMENTOS DESCARTADOS NAS FARMÁCIAS PÚBLICAS DE UM MUNICÍPIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i1.2022.8137Resumo
O descarte inadequado de medicamentos pode levar à impactos ambientais negativos e deve ser considerado um problema de saúde pública. O presente estudo levantou dados quantitativos e qualitativos relacionados ao perfil dos medicamentos descartados no município de Governador Valadares - MG. O trabalho foi desenvolvido nas UAPS/ESF que possuíam farmácias, e também na Farmácia Central/Policlínica Municipal. Nesses locais, foi realizada uma análise dos medicamentos descartados no período de julho de 2017 a maio de 2018 e a aplicação de um questionário semiestruturado aos usuários participantes de grupos operativos. As principais classes de medicamentos descartadas foram os inibidores da enzima conversora de angiotensina, antagonistas da angiotensina II, agentes betabloqueadores, diuréticos, hipoglicemiantes, contraceptivos hormonais e agentes modificadores de lipídeos. Dos usuários entrevistados, 69,70% afirmaram nunca ter recebido orientação sobre a forma correta de armazenamento e descarte de medicamentos, 67,65% acreditavam que a forma como descartam os medicamentos pode causar impactos ambientais, porém, 65,62% não souberam quais seriam esses impactos. O trabalho desenvolvido permitiu apresentar dados relevantes para a gestão municipal demonstrando a importância do farmacêutico no cuidado em saúde e o caráter epidemiológico local da prevalência das doenças crônico não transmissíveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.