CONSTRUÇÃO E APLICABILIDADE DE UM TERMO DE ASSENTIMENTO EM UMA PESQUISA EM NUTRIÇÃO COM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i1.2022.8160Resumo
Objetivo: relatar a experiência na construção e aplicabilidade de um termo de assentimento livre esclarecido em uma pesquisa com crianças pré-escolares e escolares hospitalizadas para tratamento oncológico. Material e método: trata-se de um relato de experiência sobre a construção e aplicabilidade de um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido lúdico para realização de um estudo sobre perfil nutricional e educação alimentar e nutricional de crianças em tratamento oncológico de um hospital público infantil em Santa Catarina-Brasil. Resultados: a construção e aplicabilidade do Termo de Assentimento Livre Esclarecido permitiu melhor compreensão da criança anterior à realização da pesquisa referente às etapas e fases da coleta dos dados do estudo, assim como os riscos e benefícios do mesmo. Foi possível à criança esclarecer suas dúvidas e participar ativamente do estudo. Foram convidadas para participar do estudo 13 crianças de ambos os sexos entre 5 – 12 anos de idade que estavam internadas e no ambulatório de oncologia. Considerações Finais: adoção do Termo de Assentimento Livre Esclarecido Lúdico Construído mostrou-se efetivo ao alcance do objetivo de sua utilização no contexto ético em pesquisa e avançou no sentido de despertar sobre potencialidade para além da pesquisa e, também, como recurso fundamental para o assentimento das crianças em situações específicas no processo de adoecimento e internação, possibilitando o exercício de direito e compreensão do que está sendo realizado durante seu tratamento.
Palavras-chave: Criança; Ética em Pesquisa; Nutrição; Consentimento informado por menores; Oncologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.