CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DA MORTALIDADE NEONATAL E INFANTIL EM UMA REGIONAL DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i1.2022.8250Resumo
Objetivou-se analisar o perfil epidemiológico e as causas da mortalidade neonatal e infantil, em uma Regional de Saúde, de janeiro/2018 a agosto/2020. Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva, transversal, retrospectivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2020, por meio de questionário elaborado pelas pesquisadoras, com base nas declarações de óbito disponibilizados no Sistema de Informações de Mortalidade. O instrumento abordou as variáveis sexo, raça, cor, idade da criança, idade materna, escolaridade materna, via de parto, idade gestacional, peso ao nascer, causa do óbito. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e distribuição de frequência, por meio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 25.0. Constatou-se o predomínio de óbitos no sexo masculino (56,5%), de raça branca (87,8%), com equivalência entre extremo baixo peso e adequado (31,3%), com a principal causa de óbito por septicemia (13,9%). Quanto aos dados maternos, prevaleceram idade entre 21 e 30 anos de idade (45,2%) com gestação única (85,21%) e parto cesariano (65,2 %). Destes, 47,87% ocorreram no ano de 2018. Analisar os aspectos da mortalidade neonatal e infantil possibilita o planejamento e a readequação de ações no atendimento à saúde da criança, durante o período mais vulnerável e mais crítico dela, contribuindo, assim, para redução do número de óbitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.