QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA? SAÚDE MENTAL DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE FRENTE À PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i1.2022.8306Resumo
A pandemia da COVID-19 alterou os cenários do mundo todo, bem como as rotinas e as formas de viver. Os profissionais da saúde fazem parte da população atuante na linha de frente, e, por sua vez, tornam-se um grupo de risco, o que causa sentimentos como estresse e ansiedade, podendo chegar a apresentar sinais de depressão. Diante disso, o objetivo deste trabalho é caracterizar a presença de indicativos de ansiedade, de estresse e de depressão, relacionando-os com habilidades sociais, em 70 profissionais da área da saúde de uma cidade do interior do Paraná. Para a avaliação de tais variáveis, foram utilizadas a Escala HAD para avaliar sinais/sintomas de ansiedade e depressão, a Escala de Estresse Percebido (EPS-10) para avaliar a variável estresse e um questionário aberto adaptado (CABALLO, 2003) para as habilidades sociais. A partir dos resultados obtidos, observou-se que a grande maioria apresenta sinais indicativos de depressão (79,7%), bem como sinais de ansiedade (78,6%), além disso, apresentam elevados índices de estresse quando comparada à amostra normativa brasileira. Dessa forma, entende-se que os profissionais da saúde estão predispostos a apresentarem resultados elevados, visto que estão expostos a um contexto estressor e de risco, necessitando também de estratégias de cuidado. Ainda, é importante que haja mais estudos na área, uma vez que o contexto da pandemia da COVID-19 é algo novo e requer novas formas de enfrentamento.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.