ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

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DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8920

Resumo

Técnicos de enfermagem compreendem a maior força de trabalho na área da saúde, contudo, existem poucas publicações sobre a formação deste profissional. Este estudo objetivou identificar na literatura as metodologias ativas de ensino-aprendizagem utilizadas no processo formativo dos cursos técnicos em enfermagem. O método utilizado foi uma revisão integrativa de literatura que incluiu estudos indexados nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SciELO, MEDLINE, CINAHL, Web of Science e SCOPUS, publicados entre 2011 e 2021. Esta revisão foi estruturada em cinco passos metodológicos e os dados foram analisados qualitativamente.  Identificou-se 988 registros, dos quais foram selecionados 6 artigos, totalizando 151 sujeitos e 24 instituições de ensino públicas e privadas. As intervenções identificadas foram: storytelling, mentoring, feedback, problematização e prática simulada.  Docentes e discentes reconheceram a influência positiva das metodologias ativas no processo formativo de técnicos em enfermagem.  Apesar de qualificados, os docentes manifestaram insegurança para uso deste método, sendo necessário um investimento e apoio institucional e a valorização do corpo docente para fomentar essa prática. Destaca-se ainda uma escassez de estudos com qualidade metodológica acerca da educação técnica em enfermagem, evidenciando um interesse científico incipiente nesta área.

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Publicado

02-12-2022

Como Citar

Soster, C. B., Ferreira, M. da R., Dornfeld, D., Einloft, F. M. S., Fajardo, A. P., Romer, C. M., & Bertoncello, K. C. G. (2022). ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 26(3). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8920

Edição

Seção

Artigos