O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-015Palavras-chave:
Enfermagem, Educação Sexual, AdolescênciaResumo
Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído no ano de 2007, tem o objetivo de promover saúde através do processo educacional, oferecendo o conhecimento adequado e possibilitando a redução de vulnerabilidades que podem vir a comprometer o desenvolvimento de crianças e adolescentes, valorizando a parceria entre profissionais de saúde no contexto escolar. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicas de enfermagem atuando no PSE através de uma abordagem sobre sexualidade na adolescência e enfatizar a importância do papel da enfermeira para promoção da saúde por meio da educação. Metodologia: Estudo descritivo e qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado durante as atividades do Estágio Supervisionado I, do curso de Bacharelado em Enfermagem, de uma universidade do interior da Bahia, em uma escola pública municipal do interior da Bahia, no mês de junho de 2022. Principais resultados: Os estudantes não demonstraram constrangimento acerca da temática e estavam participativos, porém, alguns estudantes apresentaram uma postura de desinteresse no que se refere à seriedade do assunto abordado. Percebeu-se que estes possuem conhecimento prévio acerca da temática de saúde sexual e reprodutiva. Todavia, ainda apresentam dúvidas acerca da transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o que contribui para o aumento da ocorrência dessas doenças nessa população. Conclusão: Portanto, destaca-se a importância do PSE e da atuação da enfermeira para educação sexual, o que reflete na qualidade de vida dos adolescentes, bem como na prevenção dos riscos e agravos à sua saúde.
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