DENGUE NO BRASIL: FATORES SOCIOAMBIENTAIS ASSOCIADOS A PREVALÊNCIA DE CASOS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-035Palavras-chave:
Dengue, Aedes Aegypti, Infecções por ArbovirusResumo
A dengue é uma das doenças virais mais distribuídas pelo mundo. Por meio de uma revisão integrativa, este estudo busca identificar os possíveis fatores socioambientais associados à prevalência dos casos de dengue. Foi realizada uma pesquisa em estudos indexados nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), no período de 2017 a 2023, utilizando-se os seguintes descritores (DeCS): dengue, aedes aegypti e infecções por arbovírus. Em seguida, foram selecionados quinze trabalhos, que foram publicados em português e espanhol. Os resultados mostraram que a dengue está relacionada a diversos fatores, ligados a esfera social e ambiental. Inicialmente, observou-se que o crescimento urbano desordenado desencadeou uma série de questões que contribuem para o aumento dos casos de dengue e o consequente impacto sobre a saúde pública. Entre os principais fatores sociais, verificou-se um crescimento populacional nas cidades, o que levou ao agravamento da desigualdade social, elevação das moradias precárias e necessidade de melhor infraestrutura. Entre os principais fatores ambientais, pode-se destacar a deficiência no fornecimento de água, o que costuma levar as pessoas a buscarem armazenar água em reservatórios descobertos. Além disso, é comum a ocorrência do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Portanto, o trabalho evidenciou os fatores que estão associados à prevalência da dengue, assim como mostrou a necessidade de investimento em diversas áreas, no intuito de diminuir a desigualdade social.
Referências
ALVES, M.S.; ARAÚJO, W.C.; SILVA, F.A.M. Uma revisão sistemática da literatura: análise sobre desigualdade estrutural em decorrência de casos de dengue e sua influência no cenário brasileiro. Research, Society and Development, v. 10, n. 11, p. 1-11, 2021.
ARANTES, K.M.; PEREIRA, B.B. Análise da efetividade das ações de controle da dengue no município de Uberlândia, MG a partir da matriz FPEEEA. J. Health Biol. Sci., v. 5, n. 4, p. 326-336, 2017b.
ARANTES, K.M.; PEREIRA, B.B. Levantamento, análise e seleção de indicadores ambientais e socioeconômicos como subsídio para o fortalecimento das estratégias de controle da dengue no município de Uberlândia – MG. Journal Health & Biological Sciences, v. 5, n. 1, p. 86-94, 2017a.
BRIGAGÃO, G.S.; CORRÊA, N.A.B. Levantamento epidemiológico da dengue no estado do Paraná Brasil nos anos de 2011 a 2015. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v. 21, n. 1, p, 41-45, jan./abr. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Dengue: diagnóstico e manejo clínico – adulto e cri-ança. 5. ed. Brasília (DF): MS. 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância em Saúde. Vol. Único, 3. ed. Brasí-lia (DF): MS. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica. 7. ed. Brasília (DF): MS. 2009.
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Den-gue – Notificações registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notifica-ção. Brasília: DATASUS. 2022.
FELICIANO, T.; CORDEIRO, B.C. Análise da qualidade dos dados das Fichas de Notificação Compulsória de Dengue e Chikungunya. Research, Society and Deve-lopment, v. 10, n. 9, p. 1-13, 2021.
FIGUEIREDO, J.T.R.; YABUMOTO, L.F.; CARVALHO, M.C.P.; OLIVEIRA, R.A.B.; SOUZA, Z.H. Relação dos casos de dengue com aspectos ambientais em Mi-neiros – Go entre 2012 a 2017. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 83311-83321, 2020.
GIL, A.C. Método e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
LOUREIRO, A.B.; ALMEIDA, J.A.M.; SOUZA, A.S.B. Levantamento de dados so-bre a epidemia de dengue na cidade de Alto Paraíso, Paraná, Brasil: Uma questão de saúde pública. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 4, n. 3, p. 4052-4069, 2021.
LUNARDON, K.A.F. Aspectos do clima urbano de Curitiba/PR: Uma abordagem do campo térmico e sua influência sobre a ocorrência da dengue. In: Anais do XVII Simpó-sio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Anais...Campinas: UNICAMP, p. 2572-2576, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.