CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL DA GESTANTE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • One Moreira Pinheiro
  • Ana Célia Caetano de Souza
  • José Wicto Pereira Borges
  • Janaína Rocha de Sousa Almeida
  • Kilma Wanderley Lopes Gomes

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-052

Palavras-chave:

Saúde Bucal, Gestante, Promoção da Saúde, Tecnologias Educacionais

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo construir e validar um pacote de mensagens de texto e figuras para promoção de saúde bucal da gestante. Métodos: Estudo metodológico, realizado em quatro etapas: revisão da literatura, construção de pacote de mensagens e figuras, qualificação pelo público-alvo e validação de conteúdo e aparência. Para validação, participaram 19 especialistas odontólogos na estratégia saúde da família. O critério para validação foi concordância superior a 80%, analisada por meio dos índices de validação de conteúdo e aparência. Resultados: a versão final do pacote de mensagens e figuras apresentou índice de validade de conteúdo por especialistas de 0,82, índice de validade de aparência de 0,93, razão de validade conteúdo de 0,56 e um índice de concordância de 0,81. Conclusões e implicações para a prática: o pacote de mensagens de textos e figuras foi considerado válido em conteúdo e aparência para promoção de saúde bucal da gestante, constituindo tecnologia educacional adequada para ser compartilhada via mensagens pelo aplicativo WhatsApp, demonstrando qualidade e potencial para ser efetivo no cuidado à saúde bucal das gestantes da estratégia saúde da família.

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

PINHEIRO, One Moreira; DE SOUZA, Ana Célia Caetano; BORGES, José Wicto Pereira; ALMEIDA, Janaína Rocha de Sousa; GOMES, Kilma Wanderley Lopes. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL DA GESTANTE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 5, p. 2949–2966, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i5.2023-052. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9941. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos