NEUROFEEDBACK NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-061Palavras-chave:
Neurofeedback, Transtorno de Déficit de Atenção, TratamentoResumo
Introdução: o transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é compreendido como atraso no neurodesenvolvimento, estes que estão diretamente associados a interação e habilidade de comunicação. nas últimas décadas uma nova tecnologia intitulada Neurofeedback (NF) surge e infere em resultados positivos no tratamento. Objetivo: descrever o principal mecanismo de ação dessa tecnologia no tratamento de TDAH e qual impacto que a técnica pode trazer aos portadores da doença. Metodologia: trata-se de uma revisão de literatura, na qual foram utilizados os seguintes DeCs: neurofeedback, Transtorno do Déficit de Atenção e tratamento. Resultados: em relação a base de dados mais utilizada tem-se a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Assim, de maneira quantitativa, 46,1% do total de estudos utilizados na revisão correspondeu a materiais retirado da base BVS, em contrapartida, 30,8% na SciELO e 23,1% PubMed. Conclusão: mediante os resultados obtidos, percebe-se que o neurofeedback é uma estratégia terapêutica não medicamentosa, além de não-invasiva que por meio de um sistema Interface Cérebro- Computador (ICC) recebe e interpreta sinais elétricos e induz a autorregulação, interferindo assim, diretamente no tratamento de indivíduos com TDAH, logo, conclui-se que essa estratégia, de fato possui fins terapêuticos, sendo considerada eficaz e eficiente no que diz respeito ao aumento dos indicadores de atenção.
Referências
ANDRADE, Paula Faria Souza Mussi; VASCONCELOS, Marcio Moacyr. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Residência Pediátrica, v. 8, p. 64-71, 2018.
AZEVEDO, Miqueias Cristóvão et al. Tratamento farmacológico em pacientes com TDAH com ênfase no uso do metilfenidato. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 11, p. 107876-107900, 2021
CASAGRANDE, Wagner Dias. Identificaçao de estado mental de atençao através do eeg para treinamento com neurofeedback. 2019. Tese de Doutorado. Master’s thesis, Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Elétrica-Universidade Federal do Espırito Santo.
DIAS, Álvaro Machado. Tendências do neurofeedback em psicologia. Psicologia em Estudo, v. 15, p. 811-820, 2010.
EFFGEM, Virginia et al. A visão de profissionais de saúde acerca do TDAH-Processo diagnóstico e práticas de tratamento. Construção psicopedagógica, v. 25, n. 26, p. 34-45, 2017.
FRANCO, Marisa Jordina. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UM DIÁLOGO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO NEUROFEEDBACK NO ATENDIMENTO DO TDAH. Revista GepesVida, v. 8, n. 18, 2022.
JUNIOR, Willian Costa Baia et al. Efeitos do Neurofeedback em Transtornos Neurocognitivos e Psiquiátricos em Adultos Tratados Cirurgicamente por Tumor Cerebral. JBNC-JORNAL BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA, v. 27, n. 2, p. 143-148, 2019.
MARCAL, Edgar e cols. Neurofeedback e interface cérebro-computador: desenvolvimento e endosso de um jogo voltado para o auxílio na detecção de TDAH. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, c. 11, não. 12, pág. e90111233752-e90111233752, 2022.
MONROY, Yira Rosa; RAMÍREZ GIRALDO, Andrés; BARRERA, Lucia. TRASTORNO POR DÉFICIT DE ATENCIÓN/HIPERACTIVIDAD (TDAH): INTERVENCIÓN NEUROPSICOLÓGICA CON NEUROFEEDBACK. libro Formación Educativa en el Contexto Social y Cultural, p. 242-262, 2018.
MONTEIRO, Giulia T.; ADAMATTI, Diana F. Serious Games e Neurofeedback como alternativa de tratamento de indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Uma revisão sistemática. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educaçao, p. 752-761, 2020
MOTA, Luana Maria Queiroga Ponciano. Avaliação do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: Análise das funções executivas entre gêneros a partir do treino de neurofeedback. 2022.
PALUDO, Marcia Regina. O uso do Neurofeedback como uma ferramenta de reabilitação no Déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) de crianças. 2017.
PAZ, Valeska Kouzak Campos da. Efeito do treino de Neurofeedback em idosos sobre a memória operacional: um estudo encefalográfico. 2018.
PINHEIRO, Sarah Mezadri et al. Eficácia do tratamento de Neurofeedback em crianças com TDAH. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 5, p. 12567-12576, 2020.
RIAÑO GARZÓN, Manuel E. et al. Neurofeedback effects on cognitive performance in children with attention deficit. Archivos venezolanos de farmacología y terapéutica, v. 37, n. 3, p. 205-211, 2018.
SANTOS, Matheus Lima dos et al. Musicoterapia em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Arq. ciências saúde UNIPAR, p. 782-793, 2022.
SANTOS, Ricardo dos. O neurofeedback como auxílio no tratamento do TDAH. 2022.
SILVA, Priscilla Rezende. Biofeedback e sua aplicabilidade nas psicopatologias. 2018.
SOLANO, Gilberto do Carmo. ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO DO DESEMPENHO DA TÉCNICA DE NEUROFEEDBACK NOS PROCESSOS ATENCIONAIS. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.