NEUROFEEDBACK NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores

  • Luzilene Alves Lopes
  • Silvana Ferreira de Sousa Alves

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-061

Palavras-chave:

Neurofeedback, Transtorno de Déficit de Atenção, Tratamento

Resumo

Introdução: o transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é compreendido como atraso no neurodesenvolvimento, estes que estão diretamente associados a interação e habilidade de comunicação. nas últimas décadas uma nova tecnologia intitulada Neurofeedback (NF) surge e infere em resultados positivos no tratamento. Objetivo: descrever o principal mecanismo de ação dessa tecnologia no tratamento de TDAH e qual impacto que a técnica pode trazer aos portadores da doença. Metodologia: trata-se de uma revisão de literatura, na qual foram utilizados os seguintes DeCs: neurofeedback, Transtorno do Déficit de Atenção e tratamento. Resultados: em relação a base de dados mais utilizada tem-se a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Assim, de maneira quantitativa, 46,1% do total de estudos utilizados na revisão correspondeu a materiais retirado da base BVS, em contrapartida, 30,8% na SciELO e 23,1% PubMed. Conclusão: mediante os resultados obtidos, percebe-se que o neurofeedback é uma estratégia terapêutica não medicamentosa, além de não-invasiva que por meio de um sistema Interface Cérebro- Computador (ICC) recebe e interpreta sinais elétricos e induz a autorregulação, interferindo assim, diretamente no tratamento de indivíduos com TDAH, logo, conclui-se que essa estratégia, de fato possui fins terapêuticos, sendo considerada eficaz e eficiente no que diz respeito ao aumento dos indicadores de atenção.

Referências

ANDRADE, Paula Faria Souza Mussi; VASCONCELOS, Marcio Moacyr. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Residência Pediátrica, v. 8, p. 64-71, 2018.

AZEVEDO, Miqueias Cristóvão et al. Tratamento farmacológico em pacientes com TDAH com ênfase no uso do metilfenidato. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 11, p. 107876-107900, 2021

CASAGRANDE, Wagner Dias. Identificaçao de estado mental de atençao através do eeg para treinamento com neurofeedback. 2019. Tese de Doutorado. Master’s thesis, Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Elétrica-Universidade Federal do Espırito Santo.

DIAS, Álvaro Machado. Tendências do neurofeedback em psicologia. Psicologia em Estudo, v. 15, p. 811-820, 2010.

EFFGEM, Virginia et al. A visão de profissionais de saúde acerca do TDAH-Processo diagnóstico e práticas de tratamento. Construção psicopedagógica, v. 25, n. 26, p. 34-45, 2017.

FRANCO, Marisa Jordina. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UM DIÁLOGO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO NEUROFEEDBACK NO ATENDIMENTO DO TDAH. Revista GepesVida, v. 8, n. 18, 2022.

JUNIOR, Willian Costa Baia et al. Efeitos do Neurofeedback em Transtornos Neurocognitivos e Psiquiátricos em Adultos Tratados Cirurgicamente por Tumor Cerebral. JBNC-JORNAL BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA, v. 27, n. 2, p. 143-148, 2019.

MARCAL, Edgar e cols. Neurofeedback e interface cérebro-computador: desenvolvimento e endosso de um jogo voltado para o auxílio na detecção de TDAH. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, c. 11, não. 12, pág. e90111233752-e90111233752, 2022.

MONROY, Yira Rosa; RAMÍREZ GIRALDO, Andrés; BARRERA, Lucia. TRASTORNO POR DÉFICIT DE ATENCIÓN/HIPERACTIVIDAD (TDAH): INTERVENCIÓN NEUROPSICOLÓGICA CON NEUROFEEDBACK. libro Formación Educativa en el Contexto Social y Cultural, p. 242-262, 2018.

MONTEIRO, Giulia T.; ADAMATTI, Diana F. Serious Games e Neurofeedback como alternativa de tratamento de indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Uma revisão sistemática. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educaçao, p. 752-761, 2020

MOTA, Luana Maria Queiroga Ponciano. Avaliação do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: Análise das funções executivas entre gêneros a partir do treino de neurofeedback. 2022.

PALUDO, Marcia Regina. O uso do Neurofeedback como uma ferramenta de reabilitação no Déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) de crianças. 2017.

PAZ, Valeska Kouzak Campos da. Efeito do treino de Neurofeedback em idosos sobre a memória operacional: um estudo encefalográfico. 2018.

PINHEIRO, Sarah Mezadri et al. Eficácia do tratamento de Neurofeedback em crianças com TDAH. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 5, p. 12567-12576, 2020.

RIAÑO GARZÓN, Manuel E. et al. Neurofeedback effects on cognitive performance in children with attention deficit. Archivos venezolanos de farmacología y terapéutica, v. 37, n. 3, p. 205-211, 2018.

SANTOS, Matheus Lima dos et al. Musicoterapia em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Arq. ciências saúde UNIPAR, p. 782-793, 2022.

SANTOS, Ricardo dos. O neurofeedback como auxílio no tratamento do TDAH. 2022.

SILVA, Priscilla Rezende. Biofeedback e sua aplicabilidade nas psicopatologias. 2018.

SOLANO, Gilberto do Carmo. ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO DO DESEMPENHO DA TÉCNICA DE NEUROFEEDBACK NOS PROCESSOS ATENCIONAIS. 2021.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Como Citar

LOPES, Luzilene Alves; ALVES, Silvana Ferreira de Sousa. NEUROFEEDBACK NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 5, p. 3091–3102, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i5.2023-061. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9952. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos