AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE ACERCA DO TEMA DIABETES MELLITUS APÓS A REALIZAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-079Palavras-chave:
Educação Continuada, Diabetes Mellitus, Agentes Comunitários de Saúde, Atenção Primária à SaúdeResumo
Objetivo: identificar e avaliar o nível de conhecimento de agentes comunitários de saúde antes e após a realização de uma educação permanente em saúde sobre diabetes mellitus. Método: pesquisa quantitativa, analítica e prospectiva; realizada com agentes comunitários de saúde de uma Unidade Básica de Saúde em uma cidade do Triângulo Mineiro. Foram utilizados dois questionários: um contendo questões sociodemográficas e laborais e outro sobre a diabetes mellitus. Foram realizados três encontros com cada equipe, sendo o primeiro e terceiro para a coleta dos dados e o segundo para a realização da educação permanente. A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas e teste não paramétrico de Wilcoxon para comparar os dois momentos. Resultados: Participaram 15 agentes comunitários de saúde. De 18 questões, observou-se que no pré-teste, o número de acertos variou entre sete e 16, enquanto que no pós-teste variou entre 10 e 17. Nas comparações, houve um aumento de acertos tanto no questionário em geral quanto nas categorias: conceito, diagnóstico e complicações e prevenção. Conclusão: a intervenção proporcionou um aumento no nível de conhecimento sobre a temática aos agentes comunitários de saúde da unidade.
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