Estudo histológico e histoquímico do esôfago do muçuã kinosternon scorpioides linnaeus, 1766 (reptilia, chelonia, kinosternidae)

Autores

  • José Gomes Pereira
  • Cláudio César Fonseca
  • Eliane Menin
  • Marco Túlio D. das Neves

Resumo

No estudo histológico e histoquímico do esôfago de Kinosternon scorpioides, foram utilizados 12 exemplares capturados em Santa Rita, Maranhão, submetidos à eutanásia com solução saturada de hidrato de cloral. Fragmentos do esôfago foram fi xados em líquido de Bouin e em formol a 10%, incluídos em parafi na, seccionados a 4 μm e corados em H.E., P.A.S., Tricrômico de Gomori, Masson-Fontana modifi cada e Grimelius. O esôfago foi dividido em regiões cranial, média e caudal, constituídas pelas túnicas mucosa, submucosa, muscular, adventícia ou serosa. A mucosa das duas primeiras regiões é revestida por epitélio pseudoestratifi cado prismático ciliado com células caliciformes, e na última, os cílios estão ausentes. A lâmina própria do esôfago constituída de conjuntivo frouxo vascularizado e tecido linfóide é desprovida de glândulas. A muscular da mucosa é formada por camadas musculares lisas, circular interna e longitudinal externa, apenas na região caudal. A submucosa de conjuntivo frouxo com fi bras colágenas é infi ltrada por linfócitos, vascularizada e inervada, sem glândulas esofágicas. A túnica muscular das três regiões é composta por músculo liso disposto em camadas circular interna e longitudinal externa, a primeira, espessa, nas regiões cranial e média e delgada, na região caudal. A túnica adventícia, constituída de conjuntivo frouxo, células adiposas, vasos sangüíneos e terminações nervosas, é substituída pela serosa na região caudal do esôfago, quando este é revestido pelo mesotélio pleuroperitoneal. Células argirófi las e argentafi ns foram observadas entre células epiteliais ao longo do esôfago, com prolongamentos citoplasmáticos em direção ao lúmen.

Downloads

Publicado

18-01-2008

Como Citar

PEREIRA, José Gomes; FONSECA, Cláudio César; MENIN, Eliane; NEVES, Marco Túlio D. das. Estudo histológico e histoquímico do esôfago do muçuã kinosternon scorpioides linnaeus, 1766 (reptilia, chelonia, kinosternidae). Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 8, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/61. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos