Identificação de Células Endócrinas no Aparelho Digestório de Prochilodus marggravii Walbaum, 1792 (Pisces, Teleostei, Characiformes, Prochilodontidae)

Autores

  • Eduardo França Castro
  • Cláudio César Fonseca
  • Eliane Menin

Resumo

Estudos morfológicos do aparelho digestório de peixes são importantes no fornecimento de subsídios para que no desenvolvimento de uma piscicultura seja competitiva, de custos reduzidos, baixa deficiência alimentar e mortalidade. Objetivamos verificar a presença e determinar a freqüência e distribuição de células endócrinas em diversos segmentos do tubo digestivo de Prochilodus marggravii. Foram utilizados dez indivíduos adultos, provenientes do alto do Rio São Francisco, entre os paralelos 180 15\' e 190 00\' de latitude Sul e os meridianos 440 48\' e 450 29\' de longitude a Oeste de Greenwich, dos quais fragmentos das regiões cárdica, cecal e pilórica do estômago e dos segmentos com 25 e 50% de comprimento do intestino foram coletados e incluídos em parafina. Foram obtidos cortes semi-seriados de 5mm de espessura e 25mm de espaçamento e corados pela técnica de Grimelius. Foram identificadas células argirófilas em todos os segmentos analisados. O estudo quantitativo revelou a existência de 0,0005 células argirófilas por mm2 de mucosa do estômago e intestino.

Downloads

Como Citar

CASTRO, Eduardo França; FONSECA, Cláudio César; MENIN, Eliane. Identificação de Células Endócrinas no Aparelho Digestório de Prochilodus marggravii Walbaum, 1792 (Pisces, Teleostei, Characiformes, Prochilodontidae). Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 5, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/749. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos