UTILIZAÇÃO DE GABAPENTINA PARA MANEJO CLÍNICO DE DOR NEUROPÁTICA EM CÃES - RELATO DE CASO

Autores

  • Suelen Chaiane Sontag UEM
  • Salviano Tramontin Belletini UNIPAR
  • Rafael Santos Tramontin UNIPAR
  • Juliano Bortolo De Conti UEM
  • Evandra Maria Voltarelli Pachaly Faculdade Integrado
  • Ana Maria Quessada UNIPAR
  • Natália Saraiva Rodrigues UNIPAR
  • José Ricardo Pachaly UNIPAR

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v20i4.6401

Resumo

Este artigo revisa a literatura sobre o uso da gabapentina e relata seu uso para tratamento e manejo clínico de um caso dor neuropática em uma cadela da raça Schnauzer miniatura com idade de nove anos e massa corporal de 8,0 kg. Havia histórico de dor e claudicação, inicialmente nos membros torácicos e a seguir nos membros pélvicos. Após exame físico, exame neurológico e exames de laboratório e imagem, não se observou qualquer sinal de alteração óssea ou articular, sendo descartada a possibilidade de artrite e/ou artrose. Como o problema continuava a evoluir, a suspeita foi centrada na possibilidade de dor neuropática, definida como dor crônica causada por uma consequência direta de lesão ou disfunção dos axônios ou corpos dos neurônios, capaz de causar interrupção da bainha de mielina tanto em sistema nervoso periférico quanto central. Diagnosticar a dor em animais, que não possuem intelecto e são incapazes de falar, não é uma tarefa fácil, e na dor neuropática o problema é ainda maior. É difícil identificar quando os animais sentem sensações como formigamento, queimação e agulhamento, comuns na dor neuropática. Boa anamnese pode fornecer informações importantes para diagnosticar se um paciente está ou não vivenciando dor neuropática, e assim indicar tratamento específico. A dor neuropática costuma responder de forma insuficiente aos analgésicos comuns, sendo alguns fármacos anticonvulsivantes os principais agentes terapêuticos viáveis para esse tipo de dor, seja de origem central ou periférica. A gabapentina, anticonvulsivante de segunda geração, é uma substância análoga ao ácido ?-aminobutírico (GABA) com uma boa penetração na barreira hematoencefálica. É um dos novos fármacos antiepiléticos utilizados em pessoas, e só recentemente passou a ser empregada em cães, sendo atualmente utilizada com sucesso como adjuvante no tratamento de processos dolorosos crônicos e neuropáticos. No caso apresentado, o uso clínico da gabapentina foi eficaz no controle da dor neuropática, com importante redução dos sinais de dor e notória melhoria na qualidade de vida da paciente. Trata-se de uma opção terapêutica de custo baixo e fácil utilização, com baixo índice de efeitos adversos.

Biografia do Autor

Suelen Chaiane Sontag, UEM

Médica Veterinária, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Produção Sustentável e Saúde Animal da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Campus Umuarama. Área: Cirurgia.

Salviano Tramontin Belletini, UNIPAR

Médico Veterinário, Mestre, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Paranaense - UNIPAR, Campus Umuarama. Áreas: Anestesiologia, Clínica Médica e Odontologia.

Rafael Santos Tramontin, UNIPAR

Médico Veterinário, Mestre, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Paranaense - UNIPAR, Campus Umuarama. Área: Anestesiologia.

Juliano Bortolo De Conti, UEM

Médico Veterinário, Mestre, Doutor - Professor Orientador de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Produção Sustentável e Saúde Animal da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Campus Umuarama. Área: Cirurgia.

Evandra Maria Voltarelli Pachaly, Faculdade Integrado

Médica Veterinária, Mestre. Professora do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Integrado, Campus Campo Mourão. Área: Clínica Médica e Cirurgia.

Ana Maria Quessada, UNIPAR

Médica Veterinária, Mestre, Doutora - Professora Orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Paranaense – UNIPAR. Área: Cirurgia

Natália Saraiva Rodrigues, UNIPAR

Bolsista PIBIC. Graduanda do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense – UNIPAR.

José Ricardo Pachaly, UNIPAR

Médico Veterinário, Mestre, Doutor - Professor Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Paranaense – UNIPAR. Áreas: Anestesiologia, Clínica Médica e Odontologia

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

Sontag, S. C., Belletini, S. T., Tramontin, R. S., De Conti, J. B., Pachaly, E. M. V., Quessada, A. M., … Pachaly, J. R. (2017). UTILIZAÇÃO DE GABAPENTINA PARA MANEJO CLÍNICO DE DOR NEUROPÁTICA EM CÃES - RELATO DE CASO. Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 20(4). https://doi.org/10.25110/arqvet.v20i4.6401

Edição

Seção

Relato de Caso