Neurolepsia prolongada com decanoato de haloperidol no tratamento de dermatite psicogênica em um cão doméstico (canis familiaris, 1758)

Autores

  • José Ricardo Pachaly
  • Valmir Fernandes
  • Renata Panichi da Veiga
  • Gentil Ferreira Gonçalves

Resumo

Relata-se o tratamento de um caso de dermatite psicogênica em um cão Rottweiler macho, com idade de 13 meses, pesando 42 kg. O paciente apresentava graves lesões dermatológicas devidas a auto-mutilação por lambedura, em ambas as regiões metatarsianas, e a anamnese indicava que o distúrbio psíquico tivesse origem no estresse provocado por uma mudança ambiental. Prescreveu-se tratamento com um neuroléptico de ação prolongada, o decanoato de haloperidol, com dose calculada por meio de extrapolação alométrica interespecífi ca, usando-se como modelo a dose total humana de 100 mg/70 kg. A dose total calculada para o cão de 42 kg foi de 70 mg, sendo administrada semanalmente, durante seis semanas. Já na segunda semana a recuperação era satisfatória, sendo que a cura completa foi obtida no 28º dia de tratamento. Mantido em observação por um período de seis meses, o paciente não apresentou quaisquer sinais de recidiva. Os resultados indicam que a droga apresenta excelentes perspectivas para o tratamento desta dermatopatia canina, e que o método de extrapolação alométrica interespecífi ca é plenamente efi ciente no estabelecimento de protocolos posológicos individualizados.

Downloads

Publicado

18-01-2008

Como Citar

Pachaly, J. R., Fernandes, V., Veiga, R. P. da, & Gonçalves, G. F. (2008). Neurolepsia prolongada com decanoato de haloperidol no tratamento de dermatite psicogênica em um cão doméstico (canis familiaris, 1758). Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 8(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/72

Edição

Seção

Artigos