Avaliação da Educação Básica: Um grande Desafio

José Carlos Dalmas, Leonardo Sturion, Mardem Almeida Machado

Resumo


O levantamento de concepções vigentes acerca da avaliação da Educação Básica permite a discussão de seus objetivos e metodologia, assim como da necessidade da prática do avaliador, especialmente quando ele aplica à situação específica do rendimento escolar.Neste trabalho procurou-se analisar os resultados obtidos pelo Sistema Nacional da Avaliação na Educação Básica (SAEB), utilizando-se de uma abordagem de Análise Evolutório de Dados (DEA), como um dos métodos de avaliação que estima a eficiência relativa dos escores. Espera-se que este artigo contribua para o aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação cujos os resultados possam ser comparados com os obtidos por outros métodos tradicionais. O artigo não tem um caráter conclusivo. Apenas pretende apresentar (DEA) como mais uma opção a ser utilizada na árdua tarefa de avaliar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/akrópolis.v6i21.1716