De vargas aos militares: o golpismo como prática política
Resumo
De 1930 a 1964, o país foi tomado por um ambiente político que traduzia as mudanças que estavam ocorrendona sociedade brasileira. A industrialização e a urbanização traziam consigo os anseios por mudanças e participação política
das camadas populares gerando uma certa instabilidade e ansiedade para as classes dominantes. E em todo esse período,
uma figura teve destaque singular: Getúlio Vargas e a corrente política que identificava os seus seguidores, os getulistas. O
desfecho desse confronto culminou com o Golpe de 64 e a feroz ditadura que se implantou nos anos seguintes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.