A questão paradigmática nas organizações educativas
Resumo
Este trabalho procura evidenciar a importância da dimensão simbólica e dos estudos acerca do imaginário nouniverso das organizações educativas. Refere-se – inicialmente – a crise do paradigma clássico e à emergência de outros
paradigmas, dentre os quais se destaca o holonômico. A partir desse quadro epistemológico ampliado, discute a importância
de novas perspectivas paradigmáticas em educação – acompanhadas de novas abordagens metodológicas – como a
Antropologia do Imaginário (de Gilbert Durand), a Antropologia da Complexidade (de Edgar Morin) e a Antropologia das
Organizações e da Educação (de José Carlos de Paula Carvalho). As abordagens supra citadas aproximam-se, visto que
todas partem do mesmo referencial de base - a crítica ao paradigma clássico e sua incapacidade de explicar uma realidade
cada vez mais complexa, heterogênea e plural. Neste sentido valemo-nos da Culturanálise de Grupos (de Paula Carvalho),
heurística privilegiada, capaz de compreender a cultura dos grupos sociais em três níveis: patente, emergente e latente.
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