O INCONSCIENTE DE FREUD A LACAN
Resumo
O presente artigo se trata de uma revisão bibliográfica, realizado com base nos referenciais teóricos da psicanálise, sendo composto pela visão dos principais teóricos como Freud e Lacan, bem como, com a contribuição de outros autores. Teve-se como objetivo explanar o conceito do inconsciente, de modo, a apresentar as reformulações ocorridas no decurso do tempo. Para isso, inicialmente faz-se um retorno ao ponto de vista filosófico, para que na sequência se possa adentrar ao ponto de vista de Freud. Nesta direção, apresenta-se a formulação da primeira tópica do aparelho psíquico, que por sua vez faz menção a constituição do recalque. Por conseguinte, aborda-se uma nova concepção do aparelho psíquico, a qual se denomina segunda tópica. Esta por sua vez, possibilita um direcionamento para que Lacan promova uma releitura da originalidade teórica de Freud, intitulando desta forma, o que vem a ser “o inconsciente estruturado como uma linguagem”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.