CONSTRUÇÃO DE MAQUETE E APLICAÇÃO DE UM JOGO COM EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ABORDAGEM DOS CONCEITOS MATA CILIAR E BIODIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maricéia Ana Pickler
  • Daniele Cristina Souza
  • Antônio Fernandes Nascimento Júnior

Resumo

Uma das estratégias utilizadas para o ensino é a técnica de construção de modelos em sala de aula e, no presente trabalho, objetivou-se ensinar a educandos do ensino fundamental os conceitos de mata ciliar e biodiversidade através da técnica da construção de maquete e com um jogo de trilha. A atividade foi realizada na turma de 4ª série, com 25 educandos da Escola 25 de Julho, do Jardim Primavera de Marechal Cândido Rondon. Para a construção da maquete foram utilizadas uma folha de Isopor, garrafas descartáveis, tesoura e tinta guache. Primeiramente fez-se uma exposição teórica sobre os temas, depois realizou se a construção da maquete. Quinze dias depois, fez-se uma avaliação através de um Jogo de trilha de perguntas e respostas. A construção de maquete desempenhou bem seu papel, trazendo novos conceitos aos educandos de forma prática. O jogo de trilha demonstrou se como eficiente técnica de avaliação, possibilitando participação ativa de todos e diminuição da tensão inerente às avaliações tradicionais. A atividade envolvendo arte e ludicidade contribuiu para o entendimento dos educandos.

Downloads

Como Citar

Pickler, M. A., Souza, D. C., & Júnior, A. F. N. (2008). CONSTRUÇÃO DE MAQUETE E APLICAÇÃO DE UM JOGO COM EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ABORDAGEM DOS CONCEITOS MATA CILIAR E BIODIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 7(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/1511

Edição

Seção

Relatos de Experiência