A Construção de um projeto de Pesquisa Científica a partir do Senso Comum
Resumo
O presente trabalho consiste num relato do ensino de Ciências em sala de aula, apresentando durante a disciplina Introdução á Pesquisa Científica, nos cursos de Especialização na área de Ciências Ambientais da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, campus de Guarapuava, de 1988 a 1994. O Propósito da disciplina foi fornecer subsídios para o entendimento da estrutura lógica de um projeto de pesquisa a partir de situações ligadas ao senso comum. O relato das aulas foi dividido em sete momentos: (1) o que é ciência; (2) os métodos da Ciência; (3) as leis científicas; (4) as técnicas científicas; (5) a escolha do tema; (6) a medida na ciência e (7) a construção de um projeto de pesquisa. O objetivo do relato é apresentar de forma simplificada, alguns procedimentos estratégicos na didática das ciências e da construção de projetos.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.