Percepção de estudantes do ensino fundamental e médio sobre o problema ambiental do Rio Xambrê, PR

Autores

  • Adriana Espelho Rossi
  • Maria Anastácia Manzano

Resumo

O rio Xambrê é manancial de abastecimento público e seu ecossistema
representa um dos últimos redutos da biodiversidade regional. No município de
Xambrê, PR, o rio é utilizado com área de recreação e ponto turístico. A ocupação
desordenada resultante da pressão de produção está acabando com as matas ciliares
e secando as áreas de várzea, trazendo trazem como conseqüência a perda da
biodiversidade e o comprometimento da qualidade da água. Ações de educação
ambiental são promovidas pelo Consórcio Intermunicipal para a Conservação da
Biodiversidade do Rio Xambrê (CIBAX) aos estudantes do ensino fundamental.
O objetivo do trabalho foi verifi car se a população estudantil do Município de
Xambrê, PR, tem conhecimento sobre o problema ambiental que envolve o rio
do município, visando subsidiar ações futuras de educação ambiental. Para tanto,
18 estudantes foram entrevistados e os resultados mostraram que os estudantes
conhecem o problema ambiental que afeta o rio e reconhecem as conseqüências
desses problemas à saúde e ao município. De maneira geral, os estudantes não se
sentem responsáveis pelos problemas, atribuindo, porém, essa responsabilidade
principalmente aos órgãos públicos, às empresas e às pessoas que destroem as
matas ciliares.

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Publicado

22-01-2008

Como Citar

Rossi, A. E., & Manzano, M. A. (2008). Percepção de estudantes do ensino fundamental e médio sobre o problema ambiental do Rio Xambrê, PR. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 5(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/167

Edição

Seção

Artigos