A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS POR ACADÊMICOS DE LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Luciano Seraphim Gasques, Fernando Periotto, Elyssandro Piffer, José Gaspar Ferrarezi, Arnaldo Gomes do Amaral

Resumo


Em muitos conteúdos, a disciplina Biologia é caracterizada por sua complexidade e alto grau de abstração, por vezes é ensinada de forma descontextualizada e sem instrumentos que auxiliem a sua compreensão. Os recursos educacionais são instrumentos importantes no ensino desta disciplina, uma vez que podem participar como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem. Visando lançar luz sobre a utilização destes recursos, este trabalho teve como objetivo averiguar o nível de conhecimento dos formandos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas com relação às condições reais encontrada nas escolas e a sua aceitação com relação à utilização dos recursos educacionais no processo de ensino e a sua utilização na prática docente. Para esse fim utilizamos na pesquisa um questionário semi estruturado que foi aplicado aos sujeitos predefinidos que se dispuseram a participar. Os resultados caracterizaram uma boa aceitação dos recursos educacionais, apontando uma predileção aos recursos audiovisuais e às visitas aos ambientes naturais.


Palavras-chave


Recursos Educacionais. Ensino. Aprendizagem. Áudio visuais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v12i1.2012.4534