O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E A APLICABILIDADE DAS TEORIAS E PRÁTICAS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL – PRIMEIRO SEGUIMENTO NO MUNICÍPIO DE UMUARAMA - PR

Mariani Verginio de Oliveira, Claudineia Ferreira da Silva, Jéssica Ferreira Olsen, Thais Vilalva Furlan, Rosangela Bressan Buosi, Arnaldo Gomes do Amaral

Resumo


Verificando o processo de formação de profissionais da área de educação, surge o questionamento sobre se os alunos não aprendem porque os professores não estão preparados para ensinar? Ou os professores saem mal preparados dos cursos de formação porque não tiveram uma base na educação básica? Para isto seria necessário verificar a aplicabilidade das teorias e das práticas de ensino aprendidas nos cursos de formação em nível superior, quais os métodos de ensino mais utilizados pelo professor em sala de aula e outros aspectos que permeiam este assunto. Neste trabalho foram efetuadas visitas in loco em 18 (dezoito) escolas autorizadas pela Secretaria de Educação Municipal de Umuarama, e 02 (duas) Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos de formação docente para o ensino fundamental – primeiro seguimento, utilizando-se de questionário semi-estruturado constante de questões versando sobre o processo de formação dos docentes e acadêmicos da ultima séria dos cursos de formação para professores. Foi realizada uma revisão bibliografia sobre o tema e uma pesquisa de campo. Foi realizada a coleta, tabulação e análise dos dados que apresentaram a mesma opinião entre professores e acadêmicos sobre qual método é mais utilizado em sala de aula, os acadêmicos informaram sobre suas dificuldades em utilizar alguns métodos de ensino em sala de aula durante o estágio supervisionado obrigatório.


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DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v14i1.2014.5418