A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E O PAPEL DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Marco Aurélio da Silva Tavares Unipar - Universidade Paranaense.
  • Vivianne Augusta Pires Simões

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v18i2.2018.6699

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir a utilização da música como recurso pedagógico no ensino fundamental – anos iniciais, tendo em vista sua eficiência despertando nas crianças a criatividade, a sensibilidade, integração, concentração, motivação em aprender e estimulando áreas do cérebro. Desde a Antiguidade, povos como os gregos, utilizavam a música no processo de educação de seus cidadãos. No transcorrer dos séculos que nos separam de tal civilização, podemos analisar como a música foi e continua sendo importante para a formação cultural, educacional e social dos diferentes povos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio da Silva Tavares, Unipar - Universidade Paranaense.

Graduado em Pedagogia pela Unipar - Universidade Paranaense, tutor de cursos semipresenciais na Unipar, regente de corais e educador musical em colégios privados.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

TAVARES, Marco Aurélio da Silva; SIMÕES, Vivianne Augusta Pires. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E O PAPEL DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 18, n. 2, 2018. DOI: 10.25110/educere.v18i2.2018.6699. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/6699. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Revisão