TRABALHANDO PRÁTICAS PARENTAIS NA PSICOTERAPIA DE GRUPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Thaís Cristina Gutstein Nazar
  • Michele Quaglioto Tartari
  • Tereza José Luiz Zamberlan
  • Sidinei Santos Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.7348

Resumo

Este trabalho constitui-se em um relato de experiência referente à condução de um grupo psicoterápico, que foi baseado no Programa de Qualidade na Interação Familiar – PQIF - (WEBER, 2014), realizado em um serviço-escola, atendendo a uma demanda encaminhada pela Defensoria Pública de um município do interior do Paraná. A intervenção aconteceu sob a forma de atendimento grupal em oito encontros, com frequência semanal e duração de uma 1h30min cada. O programa foi seguido de acordo com descrito no manual para aplicadores (WEBER, 2014). O público-alvo do programa foram cuidadores (pais e ou avós) que, por algum motivo, tiveram as crianças acolhidas pela justiça. O grupo psicoterápico objetivou a melhoria na qualidade das relações familiares e práticas parentais, por meio de vivências e da psicoeducação, instrumentalizando os participantes na promoção de um ambiente de acolhimento e de afeto para receber as crianças no retorno ao convívio familiar. 

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Publicado

25-10-2022

Como Citar

NAZAR, Thaís Cristina Gutstein; TARTARI, Michele Quaglioto; ZAMBERLAN, Tereza José Luiz; OLIVEIRA, Sidinei Santos. TRABALHANDO PRÁTICAS PARENTAIS NA PSICOTERAPIA DE GRUPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 1, 2022. DOI: 10.25110/educere.v22i1.2022.7348. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7348. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos