GRUPO PSICOTERAPÊUTICO COM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-027Palavras-chave:
Resiliência, Otimismo, Professor, Saúde MentalResumo
A saúde mental dos professores é uma preocupação recorrente. A falta de reconhecimento e de valorização social, a sobrecarga de trabalho, os ritmos intensos, a precariedade de instrumentos de trabalho e a possibilidade de manter mais de um vínculo empregatício para manter a qualidade de vida e padrões sociais são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças físicas e mentais. Ademais, passar a maior parte do tempo em ambiente de trabalho pode comprometer significativamente a qualidade de vida dos indivíduos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi descrever e avaliar os efeitos dos procedimentos realizados com um grupo psicoterapêutico composto de professores da rede pública estadual de educação do Paraná, com base nos seguintes instrumentos: escala de resiliência, avaliação do nível de ansiedade e depressão, escala de apoio social de MOS, escala para avaliar otimismo (LOT-R), escala de satisfação de vida e um questionário sociodemográfico, bem como intervenção psicoterapêutica em grupo. A investigação foi desenvolvida em quatro etapas: (i) divulgação da proposta de intervenção; (ii) período de inscrições; (iii) convite aos participantes; (iv) realização da coleta de dados iniciais. Participaram do estudo quatro professores da rede Estadual de ensino de um município paranaense, que responderam aos instrumentos em dois momentos: na pré e na pós-intervenção. Os resultados dos instrumentos psicométricos utilizados evidenciaram que os fatores idade, tempo de atuação na docência e carga horária de trabalho têm influência significativa na saúde mental dos participantes. Esses dados revelam a necessidade de intervenções mais efetivas a fim de promover a saúde mental de uma categoria profissional responsável por formar cidadãos com responsabilidade e ética.
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