ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES

Autores

  • Edson Roberto Arpini Miguel
  • Adriana Lenita Meyer Albiero
  • Roberto Zonato Esteves
  • Grace Jaqueline Aquiles
  • Eliana Valeria Patussi
  • Marcia Rosangela de Neves Oliveira
  • Najara Barbosa Rocha
  • Angélica Maria Bicudo

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i6.2023-025

Palavras-chave:

Ensino Interprofissional, Currículo, Metodologias Ativas

Resumo

A reorientação da formação profissional por meio de políticas públicas ofereceu a oportunidade para a criação de componentes curriculares, para formar estudantes que exercitem práticas interprofissionais. Este trabalho faz uma análise do contexto e implicações sobre a implantação de uma disciplina interprofissional nos cursos da saúde em uma universidade pública. Foi realizado um estudo com perfil exploratório de abordagem qualitativa utilizando-se grupos focais constituídos por tutores, preceptores e estudantes. Definidas as categorias e seus descritores foi utilizado o modelo 3P para a análise de conteúdo e dos resultados. Vale destacar a ressignificação do papel docente, a percepção dos estudantes frente aos desafios do ensino interprofissional e a aproximação com o serviço de saúde. Correlacionamos na discussão geral deste texto linhas de discussão junto à assistência à pessoa, à sociologia e à pedagogia.  A inovação proposta pela disciplina interprofissional de Atenção em Saúde seguiu o ideário de uma agenda internacional. Os relatos de tutores, preceptores e estudantes foram um estímulo decisivo para prosseguir avançando nas demais séries dos cursos, em atividades colaborativas e práticas interprofissionais.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

MIGUEL, Edson Roberto Arpini; ALBIERO, Adriana Lenita Meyer; ESTEVES, Roberto Zonato; AQUILES, Grace Jaqueline; PATUSSI, Eliana Valeria; OLIVEIRA, Marcia Rosangela de Neves; ROCHA, Najara Barbosa; BICUDO, Angélica Maria. ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 6, p. 2497–2515, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i6.2023-025. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10224. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos