FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO

Autores

  • João Vitor Rosa Ribeiro Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Andreia Regina Piana Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Roberto Zonato Esteves Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i9.2023-019

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Primeiros Socorros, Educadores

Resumo

O objetivo desse estudo é revisão de escopo nas bases de dados PubMed, Lilacs e Scielo, evidências científicas voltadas a formação acadêmica de professores e educadores, em relação a primeiros socorros em escolas, visando atendimento pré-hospitalar. Estudos com enfoque na formação de professores e educadores quanto a atuação em atendimento básico de vida, no ambiente extra-hospitalar em primeiros socorros, em escolas ou centro educacionais públicos ou privados. Artigos científicos disponibilizados em plataformas digitais. Trata-se de uma revisão de escopo, entre os anos de 2013 e 2023, com palavras chaves, “health education”, “first aid”, “school teachers”, nos idiomas, inglês, português e espanhol, elencados em julho de 2023, sendo analisados no Rayyan, com análise duplo-cego para efetivação de artigos viáveis e não viáveis para essa revisão. Como resultado foram encontrados 72 artigos relacionados com as palavras chaves, na qual foram identificados 33 artigos duplicados, sendo esses excluídos da revisão, restando um total de 39 artigos para a análise, de aceite ou recuso para a revisão de escopo, finalizando com 25 artigos incluídos nessa revisão, atendendo os critérios de inclusão e exclusão. Conclui-se que há um déficit na formação acadêmica de educadores e professores durante a sua graduação na atuação de primeiros socorros em ambiente extra-hospitalar, não somente no Brasil, mas também em outros do mundo, evidenciando assim a necessidade da reformulação de bases curriculares, com o auxílio de profissionais da saúde para que haja uma formação adequada para atuarem com segurança em situações de urgência e emergência, diminuindo a taxa de morbimortalidade e custos evitáveis quanto a serviços de urgência e emergência.

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Publicado

26-09-2023

Como Citar

RIBEIRO, João Vitor Rosa; PIANA , Andreia Regina; ESTEVES, Roberto Zonato. FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 9, p. 5191–5208, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i9.2023-019. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10549. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos