LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SAÚDE (LIS): PROPICIANDO A INTEGRAÇÃO REGIONAL PARA A FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i10.2023-039

Palavras-chave:

Colaboração intersetorial; Educação Interprofissional; Educação Permanente, Saúde Pública.

Resumo

Introdução: Este estudo contextualiza a criação do Laboratório de Inovação na Saúde (LIS), estabelecido para integrar as entidades gestoras regionais de saúde e educação, de um estado no sul do Brasil. Considerando que inovação em saúde seja uma novidade funcional que provoca uma mudança transformadora e durável produzindo resultados significativos para a gestão do setor público. Objetivo: relatar a criação de uma organização intersetorial visando à formação profissional em saúde. Metodologia: Foram realizados encontros entre as instituições de ensino superior públicas e privadas e órgãos gestores regionais. Os encontros visaram ao aprofundamento teórico acerca da temática e a construção dos roteiros para nortear a formação profissional em saúde e educação. Resultados: Constataram-se avanços nas propostas de ações setoriais integradas das atividades, que inicialmente estimulam a implementação deste modelo aprimorando a formação dos profissionais na perspectiva da sistematização da assistência no contexto da saúde pública. Conclusão: a mobilização das pessoas e instituições foi de grande valia para a consolidação de um modelo para a formação de profissionais no setor da saúde.

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Publicado

09-11-2023

Como Citar

ARPINI MIGUEL, Edson Roberto; AQUILES, Grace Jacqueline; ESTEVES, Roberto Zonato; AMARAL, Greicy Cezar do; ALKAMIM, Ederlei; MITIKO KOBAYASHI, Elisabete. LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SAÚDE (LIS): PROPICIANDO A INTEGRAÇÃO REGIONAL PARA A FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 10, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i10.2023-039. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10806. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

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Artigos