Infiltração Marginal Coronária Após Obturação do Canal Radicular e Preparo para Pino
Resumo
Raízes de dentes humanos foram impermeabilizadas externamente e os canais obturados com cones de guta percha e dois tipos de cimentos obturadores: Endofill e Sealapex. Após a obturação os canais foram parcialmente desobturados, permanecendo aproximadamente 5 mm de material obturador. Metade dos espécimes de cada cimento foram, então, protegidos com um “plug” de 1 mm de espessura com o cimento provisório Coltosol. Após os procedimentos operatórios as raízes foram mergulhadas em solução de azul de metileno a 2%, em ambiente com vácuo, seccionadas longitudinalmente e as infiltrações marginais mensuradas. Constatou-se que a adaptação de um “plug” com cimento provisório sobre o remanescente da obturação determinou infiltrações marginais semelhantes com os dois cimentos utilizados e que na ausência do “plug”, o Sealapex foi mais eficaz que o Endofill.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.