APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Valkenia Alves Silva Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  • Rafaella Felix Serafim Veras Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  • Mayara Muniz Peixoto Rodrigues Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  • Tiago José Silveira Teófilo Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  • Jacira dos Santos Oliveira Universidade de São Paulo (USP)
  • Josilene de Melo Buriti Vasconcelos Universidade de São Paulo (USP)
  • Maria Auxiliadora Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Maria de Fátima Oliveira da Silva Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i9.2023-021

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar a produção científica acerca das estratégias educativas, baseadas em evidências, utilizadas no processo de ensino aprendizagem em enfermagem à luz da abordagem da aprendizagem significativa. Método: Revisão integrativa desenvolvida de acordo com as etapas:  identificação do tema e seleção da hipótese de pesquisa; estabelecimento dos critérios de elegibilidade; identificação dos estudos nas bases científicas/categorização dos estudos; avaliação dos estudos selecionados; análise crítica e interpretação dos resultados; apresentação dos dados na estrutura da revisão integrativa. Resultados: Diferentes estratégias educativas baseadas na aprendizagem significativa foram identificadas tais como:  mapa conceitual, estudo de caso, uso de simulador, cursos on-line e jogos.  Como principais resultados das intervenções, observou-se a promoção da aprendizagem significativa e o desenvolvimento do raciocínio reflexivo e crítico em estudantes e profissionais de enfermagem, atuando como sujeitos de sua própria práxis. Conclusão: A aprendizagem significativa é uma linha pedagógica fundamental, devendo ser inserida no processo de educação em diversas áreas do saber. Dessa maneira, foi possível identificar que a mesma ancorou estratégias de ensino que se mostraram eficazes, com destaque para o uso de mapas conceituais e as tecnologias educacionais digitais.

Referências

ACOSTA, J. M. G. et al. Impact of a formative program on transgender healthcare for nursing students and health professionals. Int. J. Environ. Res. Public Health, v. 16, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31480755/ Acesso em: 13 abr. 2022.

ANDRADE, V. A. et. al. O uso de um organizador anterior na enseñanza de Imunologia. Rev. Eureka Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 12, n.1, p. 38-54, 2015. Disponível em: https://rodin.uca.es/bitstream/handle/10498/16923/03-597-Abreu_et_al.pdf?sequence=6&isAllowed=y Acesso em: 20 mar 2022.

AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune & Stratton; 1963. 255 p.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. Second Edition. New York. USA: Ed. Holt, Rinehart and Winston, 1978.

CAMACHO, A. C. L. F.; SOUZA, V. M. F. Tecnologias Educacionais no ensino híbrido de Enfermagem. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18192 Acesso em: 20 fev 2023.

CARVALHO, D. P. S. R. P. et al. Aplicação do mapa conceitual: resultados com diferentes métodos de ensino-aprendizagem. Aquichán., v. 16, n. 3, p. 382-391 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/741/74147078009.pdf Acesso em: 21 mar. 2022.

CASABURI, P. R.; WESTIN, U. M.; ZEM-MASCARENHAS, S. H. et. al. Elaboração e avaliação de conteúdo educacional sobre Úlceras por Pressão. J. Health Inform., 2012. Disponível em: https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/241 Acesso em: 6 jan. 2022.

CERQUEIRA, M. et al. Aprendizagem significativa e sua implementação na sala de aula: uma prática educativa em busca de significados. Cadernos Camilliani, v. 15, n. 3-4, p. 438-453, 2021. Disponível em: https://www.saocamilo-es.br/revista/index.php/cadernoscamilliani/article/view/353 Acesso em: 29 maio 2023.

COUBAN, R. Covidence and Rayyan. J. Can. Health Libr. Assoc, v. 37, n. 3, 2016. Disponível em: https://journals.library.ualberta.ca/jchla/index.php/jchla/article/view/28214/20998 Acesso em: 15 maio 2023.

DREIFUERST, K. T. Usando Debriefing para Aprendizagem Significativa para Promover o Desenvolvimento do Raciocínio Clínico em Simulação. Rev. Educação Enferm, v. 51, n. 6, 2012.

ESTORNIOLO FILHO, J. EndNote basic: guia de uso. São Paulo: Biblioteca/CIR - FSP/USP, 2018.

FABBRO, M. R. C. et al. Estratégias ativas de ensino e aprendizagem: percepções de estudantes de enfermagem. REME, v. 22, 2018. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1276 Acesso em: 20 abr. 2023.

FERRAZ, M. A. A. et al. Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem. Research, Society and Development, v. 12, n. 1, p. 2023. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39417 Acesso em: 29 maio 2023.

FERREIRA, P. B; COHRS, C. R.; DOMENICO, E. B. L. Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem. Rev. Esc. Enferm. USP., v. 46, n. 4, p. 967-972, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000400026 Acesso em: 12 jan 2022.

FONTANA, R. T.; LUCCA, J. C. P.; SANTOS, A.V. Aprendizagem significativa de técnicos de enfermagem por meio de uma ferramenta virtual. Rev. Contexto e Educação, n. 120, 2023. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/11697 Acesso em: 20 jun. 2023.

HOFFMANN, T. et al. Better reporting of interventions: template for intervention description and replication (TIDieR) checklist and guide. BMJ., v. 348, 2014. Disponível em: https://www.bmj.com/content/348/bmj.g1687 Acesso em: 6 jun. 2023.

IGNACIO, J.; CHEN, H. C. The use of web-based classroom gaming to facilitate cognitive integration in undergraduate nursing students: A mixed methods study. Nurse Educ. Practice, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102820 Acesso em: 15 abr. 2022.

KRUCHELSKI, S.; MORAES, A.; LANG, C. R. Mapas conceituais na avaliação de professores. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 30, p. 579-599, 2018.

LAWSON, D. O. et al. Reporting of methodological studies in health research: a protocol for the development of the Methodological Study Reporting Checklist (MISTIC). BMJ Open, v. 10, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33334836/ Acesso em: 6 jun. 2023.

MASSINI, E. F. S. Meaningful learning: conditions for occurrence and gaps that may hinder it. Aprendizagem Significativa Revista., v. 1, n. 1, p, 16-24, 2011. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/ArtigoID2/v1n1a2011.pdf Acesso em: 12 jan 2022.

MELNYK, B. M.; FINEOUT-OVERHOLT, E. Making the case for evidence-based practice. In: Melnyk, B. M.; FINEOUT-OVERHOLT, E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Lippincot Williams & Wilkins; 2005. p. 3-24.

MELO, C. K. et al. Aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros: uma revisão integrativa. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v.27, n.7, p.3565-3581, 2023.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto – Enfermagem, v. 17, n. 4, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71411240017 Acesso em: 25 maio 2022.

MENDOZA, I. Y. Q.; PENICHE, A. C. G.; PUSCHEL, V. A. A. Conhecimento sobre hipotermia dos profissionais de enfermagem do Centro Cirúrgico. Rev. Esc. Enferm. USP, v. 46, p. 123-129, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000700018 Acesso em: 15 fev. 2023.

MENEGAZ, J. C.; ZAMPROGNA, K. M.; BACKES, V. M. S. Formação Docente de Ensino superior em diferentes contextos educacionais. In: MENEGAZ, J. C.; ZAMPROGNA, K. M.; BACKES, V. M. S. Formação docente na Saúde e na Enfermagem, p 119-136, 2019.

MOAHMED, H. F. Mapeamento de conceitos em enfermagem clínica: uma aprendizagem significativa. Life. Sci. J., v. 10, n. 12, 2013.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo (SP): Centauro; 2006.

O'BRIEN, B. C. et al. Standards for reporting qualitative research: a synthesis of recommendations. Acad. Med., v. 89, n. 9, p. 1245-1251, 2014. Disponível em: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/srqr/ Acesso em: 6 jun. 2023.

OUZZANI, M. et al. Rayyan - a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews, v. 5, n. 1, p. 1-10, 2016. Disponível em: https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13643-016-0384-4 Acesso em: 13 jun. 2023.

PAGE, M. J. et al. PRISMA 2020 explanation and elaboration: updated guidance and exemplars for reporting systematic reviews. BMJ, v. 372, n. 160, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33781993/ Acesso em: 13 jun 2023.

POIKELA, P.; RUOKAMO, H.; TERÄS, M. Comparison of meaningful learning characteristics in simulated nursing practice after traditional versus computer-based simulation method: A qualitative videography study. Nurse Educ. Study, v. 35, p. 373-382, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25456257/ Acesso em: 20 mar. 2022.

SANTOS JUNIOR, V. B.; MONTEIRO, J. C. S. Educação e Covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583 Acesso em: 18 maio 2022.

SANTOS, C. M. C.; PIMENTA, C. A. M.; NOBRE, M. R. C. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Rev. Latino Am. Enfermagem, v. 15, n. 3, p. 508-511, 2007. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023 Acesso em: 15 mar 2022.

SILVA, L. A. A. et al. Programa de aprimoramento e revitalização do conhecimento na Enfermagem e saúde. Interface., v. 22, n. 65, p. 517-526, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0629 Acesso em: 24 abr. 2022.

SOBRAL, F. R.; CAMPOS, C. J. G. The use of active methodology in nursing care and teaching in national productions: an integrative review. Rev. Esc. Enferm. USP., v. 46, n. 1, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100028 Acesso em: 22 fev 2022.

SOUZA, C. O.; SILVANO, A. M. C.; LIMA, I. P. Teoria da aprendizagem significativa na prática docente. Rev. Espacios., v. 39, n. 23, 2018. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a18v39n23/a18v39n23p27.pdf Acesso em: 5 jan 2022.

SOUZA, L. S.; NOGUCHI, C. S.; ALVARES, L. B. Uma nova possibilidade de construção do conhecimento em psicologia. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 10, n. 1, p. 237-251, 2019. Disponível em: http://www.uel.br/seer/index.php/eip/article/view/29246/25495 Acesso em: 20 jun 2023.

SOUZA, L. S.; SANTOS, D. A. N.; MURGO, C. S. Metodologias ativas na educação superior brasileira em saúde: uma revisão integrativa frente ao paradigma da prática baseada em evidências. Rev. Int. Educação Superior, v. 7, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656540 Acesso em: 30 maio 2023.

WEBER, E. L.; OLGIN, C. A.; OLGIN, C. A. Metodologia de ensino híbrido no ensino superior: uma revisão da literatura. Anais do CIET: EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1243 Acesso em: 30 maio 2023.

Downloads

Publicado

26-09-2023

Como Citar

SILVA, Valkenia Alves; VERAS, Rafaella Felix Serafim; RODRIGUES, Mayara Muniz Peixoto; TEÓFILO, Tiago José Silveira; OLIVEIRA, Jacira dos Santos; VASCONCELOS, Josilene de Melo Buriti; PEREIRA, Maria Auxiliadora; DA SILVA, Maria de Fátima Oliveira. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 9, p. 5224–5242, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i9.2023-021. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10580. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos