APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Valkenia Alves Silva Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  • Rafaella Felix Serafim Veras Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  • Mayara Muniz Peixoto Rodrigues Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  • Tiago José Silveira Teófilo Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  • Jacira dos Santos Oliveira Universidade de São Paulo (USP)
  • Josilene de Melo Buriti Vasconcelos Universidade de São Paulo (USP)
  • Maria Auxiliadora Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Maria de Fátima Oliveira da Silva Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i9.2023-021

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar a produção científica acerca das estratégias educativas, baseadas em evidências, utilizadas no processo de ensino aprendizagem em enfermagem à luz da abordagem da aprendizagem significativa. Método: Revisão integrativa desenvolvida de acordo com as etapas:  identificação do tema e seleção da hipótese de pesquisa; estabelecimento dos critérios de elegibilidade; identificação dos estudos nas bases científicas/categorização dos estudos; avaliação dos estudos selecionados; análise crítica e interpretação dos resultados; apresentação dos dados na estrutura da revisão integrativa. Resultados: Diferentes estratégias educativas baseadas na aprendizagem significativa foram identificadas tais como:  mapa conceitual, estudo de caso, uso de simulador, cursos on-line e jogos.  Como principais resultados das intervenções, observou-se a promoção da aprendizagem significativa e o desenvolvimento do raciocínio reflexivo e crítico em estudantes e profissionais de enfermagem, atuando como sujeitos de sua própria práxis. Conclusão: A aprendizagem significativa é uma linha pedagógica fundamental, devendo ser inserida no processo de educação em diversas áreas do saber. Dessa maneira, foi possível identificar que a mesma ancorou estratégias de ensino que se mostraram eficazes, com destaque para o uso de mapas conceituais e as tecnologias educacionais digitais.

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Publicado

26-09-2023

Como Citar

SILVA, Valkenia Alves; VERAS, Rafaella Felix Serafim; RODRIGUES, Mayara Muniz Peixoto; TEÓFILO, Tiago José Silveira; OLIVEIRA, Jacira dos Santos; VASCONCELOS, Josilene de Melo Buriti; PEREIRA, Maria Auxiliadora; DA SILVA, Maria de Fátima Oliveira. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 9, p. 5224–5242, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i9.2023-021. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10580. Acesso em: 25 dez. 2024.

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Artigos