Atividade antioxidante dos óleos essenciais produzidos por Baccharis dracunculifolia d.c. e Baccharis uncinella d.c. (asteraceae)

Autores

  • Regina Ferronatto
  • Eli Danieli Marchesan
  • Franciela Bednarski
  • Severino Matias de Alencar
  • Sideney Becker Onofre

Resumo

Espécies reativas de oxigênio potencialmente danosas são produzidas continuamente nas células como conseqüência tanto do metabolismo aeróbico normal quanto por fatores externos. Estudos com o gênero Baccharis relatam propriedades antioxidantes de extratos e óleos essenciais produzidos por espécies desse gênero. Buscando avaliar a atividade antioxidante de óleos essenciais produzidos por B. uncinella e B. dracunculifolia é que este trabalho foi desenvolvido. A metodologia utilizada para avaliar a atividade antioxidante foi a descrita por Pratt; Watts (1964); Hammerschimidt; Pratt (1978) e Pratt; Birac (1979) que consiste na avaliação por meio de reações de oxidação acoplada do β-caroteno e do ácido linoléico. Os resultados mostraram que os dois óleos avaliados podem inibir a formação de espécies reativas de oxigênio em até 65,66% para B. dracunculifolia e 52,18% para B. uncinella quando na presença de 50 μL de ambos os óleos. Esses resultados foram diminuindo proporcionalmente aos volumes dos óleos. Com esses resultados podemos afi rmar que os óleos essenciais produzidos por essas duas espécies de Baccharis possuem atividade antioxidante.

Downloads

Publicado

22-04-2008

Como Citar

Ferronatto, R., Marchesan, E. D., Bednarski, F., Alencar, S. M. de, & Onofre, S. B. (2008). Atividade antioxidante dos óleos essenciais produzidos por Baccharis dracunculifolia d.c. e Baccharis uncinella d.c. (asteraceae). Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 10(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/267

Edição

Seção

Artigos