INTERAÇÃO ENTRE TRAÇO FALCIFORME E ALFA-TALASSEMIA: RELATO DE UM CASO NO NOROESTE DO PARANÁ
Resumo
O traço falciforme associado à alfa-talassemia (AS/α-talassemia) é uma característica rara na população do sul do Brasil. Em função deste e de outros motivos, casos dessa interação são confundidos e muitas vezes subdiagnosticados como sendo de anemia ferropriva, o que pode levar pacientes a tratamentos desnecessários e, muitas vezes prejudiciais à sua saúde. Este trabalho relata o caso de uma paciente de 80 anos de idade que, após participar de um estudo populacional sobre incidência de hemoglobinopatias, descobriu ser portadora da interação AS/α-talassemia. Até então vinha recebendo tratamento para anemia ferropriva, apesar de não apresentar melhora. Este trabalho discute ainda como os índices hematimétricos, associados aos achados eletroforéticos, contribuíram para um diagnóstico diferencial da interação AS/α-talassemia, o que pode auxiliar médicos e profissionais da saúde a um diagnóstico mais preciso, visando à melhoria da qualidade de vida do paciente e, consequentemente, a diminuição da incidência destas doenças genéticas na população.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.