INFLUÊNCIA DO ENVELHECIMENTO SOBRE A DENSIDADE DE NEURÔNIOS MIOENTÉRICOS NADPH-DIAFORE POSITIVO DO DUODENO DE RATOS
Resumo
O século XX foi caracterizado pelo aumento na longevidade do ser humano, sendo que a expectativa de vida equivale a quase o dobro da idade alcançada no início do século. O envelhecimento é um processo progressivo e inevitável que ocorre com o avanço da idade, independentemente de doença, estilo de vida ou fatores ambientais. Está acompanhado de modificações morfofisiológicas que determinam à perda gradual da capacidade de adaptação do indíviduo ao meio ambiente. No trato gastrointestinal (TGI), o processo de envelhecimento pode provocar alterações morfofuncionais significativas nos plexos entéricos, ocasionando maior incidência de processos patológicos. A regulação da motilidade do TGI é controlada principalmente pelos neurônios mioentéricos e alterações na densidade destes neurônios podem resultar em modificações na freqüência e amplitude da contração intestinal. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a densidade dos neurônios mioentéricos NADPH-diaforase positivos do duodeno de ratos Wistar durante o processo de envelhecimento. Para tanto, foram utilizados 15 ratos machos da linhagem Wistar, divididos em três grupos (n=5/grupo): C6 (animais com seis meses de idade); C12 (animais com doze meses de idade); C18 (animais de dezoito meses). Os animais dos grupos C12 e C18 aos seis meses de idade foram transferidos para o biotério setorial, onde permaneceram até aos 12 e 18 meses respectivamente, sob condições ambientais controladas de temperatura e de iluminação e água ad libitum. Após o período experimental todos os animais foram submetidos a eutanásia e os duodenos foram coletados e processados pela técnica histoquímica da NADPH-diaforase. Ao compararmos os grupos C6, C12 e C18 verificou-se uma diminuição na densidade neuronal (número de neurônios/mm²) com o envelhecimento, entretanto esta diferença só foi significativa (p<0,05) nos animais com 18 meses de idade. Essa redução na densidade de neurônio nitrérgicos também foi relatada na literatura no duodeno e em outros segmentos intestinais, em diferentes espécies animais com o avanço da idade. Tendo em vista tais alterações, se faz necessário o desenvolvimento de intervenções terapêuticas, que visem minimizar os efeitos do envelhecimento, melhorando desta forma a qualidade de vida da população idosa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.