ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE EXTRATOS VEGETAIS DE Azadirachta indica “Neem” FRENTE A CEPA PADRÃO DE Streptococcus pyogenes ATCC 19615
Resumo
Azadirachta indica A. Juss, conhecida popularmente como “Neem” é uma árvore indiana, pertencente à família Meliaceae. Apresenta diferentes propriedades terapêuticas, dentre elas, a atividade antibacteriana.O objetivo do trabalho foi avaliar a atividade antibacteriana do extrato bruto das folhas de A. indica frente às cepa padrão de Streptococcus pyogenes ATCC 19615. Os extratos de A. indica foram preparados utilizando o álcool etílico 70%, acetato de etila e hexano como agentes extratores. Para a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) dos extratos foram realizadas as técnicas de macrodiluição em tubos e microdiluição em placa empregando a técnica do Microplate Alamar Blue Assay (MABA). Para o extrato bruto produzido com álcool etílico 70%, revelou-se capaz de inibir a cepa S.pyogenes na concentração de 4000µg/mL; para o hexano e acetato de etila foi possível denotar efeitos inibitórios em 2000 µg/mL e 250 µg/mL respectivamente. Destaca-se o extrato bruto produzido com acetato de etila, por apresentar melhor atividade antibacteriana, dentre os testes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.