PERFIL DE SENSIBILIDADE DE MICRORGANISMOS ISOLADOS EM UROCULTURA DE PACIENTES COM BACTERIÚRIA ASSINTOMÁTICA FRENTE A ANTIMICROBIANOS COMUMENTE EMPREGADOS NA PRÁTICA MÉDICA
Resumo
As infecções do trato urinário (ITU) destacam-se entre as infecções bacterianas mais comuns na população humana, essas infecções expressam cerca de 7 milhões de consultas médicas anualmente no Brasil. Alguns quadros de ITU são negligenciados, como os quadros de “bacteriúria assintomática”, em que há ausência de sintomas, porém presença de microrganismos colonizando o trato urinário que podem promover complicações urológicas futuras.O objetivo deste trabalho foi isolar microrganismos em urocultura de pacientes com bacteriúria assintomática e traçar o perfil de sensibilidade. Foram realizadas 100 coletas de urina em frasco estéril, precedidas de higiene urogenital, semeadas em Mac-Conkey e Cled. As amostras foram incubadas e identificadas de modo a ser traçado o perfil de sensibilidade empregando a técnica de Kirby-Bauer. Foi observado a presença de 4 amostras positivas para bacteriúria assintomática, cujo principal isolado foi Escherichia coli (3 amostras) e Serratia sp (1 amostra) e a droga mais eficaz foi Norfloxacin, independente do agente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.