ANÁLISE COMPARATIVA DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE ÁRBITROS E JOGADORES DE FUTEBOL
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar e comparar o perfil antropométrico de jogadores da categoria júnior, com alunos a árbitros de futebol, já que ambos estão se preparando para atuarem no futebol profissional. A amostra foi composta por 22 jogadores juniores e 37 alunos árbitros. Foram avaliadas as variáveis antropométricas de massa corporal e estatura, quatro dobras cutâneas, dois diâmetros ósseos e dois perímetros. Os alunos árbitros apresentaram um percentual de gordura corporal (%GC) de 14,3 ± 4,8, contra 11,2 ± 2,3% dos jogadores, sendo diferença estatisticamente significativa (p=0,0427). O somatotipo dos atletas da categoria júnior, foi classificado como mesomorfo-ectomorfo (2,5–3,6–3,3), ou seja, existe uma predominância dos componentes músculo-esquelético e linear (estatura). Os alunos árbitros apresentaram um somatotipo classificado como mesomorfo endomorfos (3,4-4,7-2,5), apresentando predominância dos componentes músculo-esquelético e tecido adiposo. Este maior acúmulo de gordura apresentado pelos alunos árbitros pode vir a ser um limitador do desempenho física durante a partida.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.