PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM ÁRBITROS DE FUTEBOL
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v22i3.2018.6574Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção da imagem corporal e identificar fatores individuais associados a esta percepção em árbitros de futebol do Brasil. Participaram do estudo 94 árbitros profissionais pertencentes à Federação Catarinense de Futebol, sendo todos do sexo masculino. Para a identificação da percepção da imagem corporal os árbitros responderam o Body Shape Questionnaire. A massa corporal e a estatura autorrelatadas foram utilizadas para o cálculo do índice de massa corporal. Observou-se que 64,9% dos árbitros estão insatisfeitos com a imagem corporal, sendo que o índice de massa corporal médio foi de 24,4 kg/m2. Quanto ao tempo de treinamento, observou que os árbitros treinam em média 3 dias/semana, cerca de 60 minutos/treino. Conclui-se que a maior parte dos árbitros está insatisfeita com a imagem corporal, sendo que, aqueles que passam mais tempo em treinamento estão mais satisfeitos com a imagem corporal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.